NOTAER

Nova ferramenta permite exercícios simulados idênticos ao controle de tráfego aéreo real

Sistema será implementado a partir de 2017
Publicada em: 31/10/2016 08:00
Imprimir
Fonte: ICEA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

Os controladores de tráfego aéreo ganharão uma moderna ferramenta para se aperfeiçoarem em suas tarefas. Está em fase de finalização um novo software denominado Plataforma Avançada de Treinamento e Atualização Operacional (PLATAO). O sistema substituirá o Simulador Radar de Baixo Custo (SRBC) em funcionamento nos diversos laboratórios de simulação. O PLATAO trará novas funções que tornarão os exercícios simulados ainda mais próximos do real.

“Entre os benefícios, destaco a economia e a praticidade que serão proporcionadas pelo acesso remoto ao software. Os controladores de tráfego aéreo terão a possibilidade de realizar atualizações e treinamentos básicos nas respectivas unidades militares”, explica o Tenente Davi Monteiro de Medeiros, que atuou como representante do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) na fase final de desenvolvimento e na fase de implementação. 

Implementação

A nova ferramenta será implementada a partir de 2017 nos centros de treinamento para controladores de tráfego aéreo

Desenvolvimento

O software é desenvolvido pela Atech, empresa do grupo Embraer, em coordenação com o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

Inovações

O PLATAO é um software nacional capaz de processar funcionalidades automatizadas já disponíveis em sistemas utilizados no cotidiano do controlador de tráfego aéreo como o Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO) e o AMAN (Arrival Manager). A incorporação destas funcionalidades propiciará o treinamento simulado de possíveis falhas de radares em setores do espaço aéreo específicos, conforme o objetivo de cada exercício, otimizando o aprendizado ou atualização do controlador de tráfego aéreo.