HOMENAGEM

Chefe do Estado-Maior da Força Aérea da Indonésia recebe Medalha Mérito Santos-Dumont

Imposição foi realizada na Indonésia pelo Embaixador do Brasil
Publicada em: 24/10/2016 15:00
Imprimir
Fonte: Adidância da Indonésia
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea da Indonésia, Marechal do Ar Agus Supriatna, foi condecorado com a Medalha Mérito Santos-Dumont na quinta-feira (20/10). A imposição foi realizada pelo Embaixador do Brasil na Indonésia, Rubem Corrêa Barbosa, em cerimônia ocorrida na residência brasileira em Jacarta.

Durante a solenidade, o Adido de Defesa e Aeronáutica do Brasil na República da Indonésia, Reino da Tailândia e República Socialista do Vietnã, o Coronel Aviador Marcelo Moraes de Oliveira, destacou as principais realizações do Patrono da Força Aérea Brasileira. "Dentre os seus legados, foram consagradas as suas principais virtudes, como entusiasmo, persistência, criatividade e acima de tudo muita dedicação, atributos que possibilitaram o seu reconhecimento no passado e a preservação de sua memória até os dias atuais", disse.

A imposição da comenda, que foi coordenada pela Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Indonésia, e adequada ao protocolo de entrega de medalhas militares das Forças Armadas Indonésias, contou com a presença de Oficiais-Generais da Força Aérea da Indonésia, dos Adidos brasileiros da Marinha e do Exército, do Adido de Defesa da Indonésia no Brasil, do Corpo de Adidos Militares Estrangeiros na Indonésia, do Corpo Diplomático da Embaixada brasileira, de representantes da EMBRAER, além de civis integrantes da Embaixada brasileira.

Na Força Aérea da Indonésia o cargo de Chefe do Estado-Maior corresponde ao Cargo de Comandante de uma Força Armada no Brasil. O Marechal do Ar Agus Supriatna ocupa o cargo desde janeiro de 2015, estando à frente do processo de modernização e aperfeiçoamento operacional da Força Aérea, em consonância com projeto do Ministério da Defesa indonésio na busca pela liderança na região da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e na manutenção da soberania nacional.

Parceria - As Forças Aéreas do Brasil e da Indonésia mantêm um esforço contínuo para o estreitamento dos laços de amizade e consequentemente para implementação de ações de cooperação em diversas áreas de atuação. A Força Aérea da Indonésia recebeu, em fevereiro deste ano, o último lote de aeronaves EMB-314 Super Tucano, do  total de 16 unidades, demonstrando interesse em coordenar intercâmbios com a Força Aérea Brasileira nas áreas logística e operacional, além da possibilidade de integração nas áreas de ensino e de capacitação de recursos humanos.