PORTÕES ABERTOS

Cerca de 140 mil visitantes participaram de eventos em SP e AM

Os dois eventos tiveram atrações especiais para o público infantil
Publicada em: 11/10/2016 14:00
Imprimir
Fonte: PAMA-SP e VII COMAR
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Iris Vasconcellos

Paulistanos visitam Campo de MarteCerca de 140 mil visitantes foram ao evento “Portões Abertos” em Manaus (AM) e São Paulo (SP) no último domingo (09/10). Entre as atrações, o público pôde ver as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), como os A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça, e conhecer a missão da instituição.

Veja como foram os eventos nas duas capitais:

Esquadrilha da FumaçaSão Paulo

“Eu gostei dos aviões e da Esquadrilha da Fumaça, achei bem interessante a parte dos motores. Mas o que mais me encantou foi poder tirar foto com uma oficial mulher” relata Lavignia Ramos de 11 anos, que participou do Portões Abertos, promovido pelo Parque de Material Aeronáutico de São Paulo neste domingo (09/10) na capital paulista.

Cerca de 100 mil visitantes foram ao Domingo Aéreo, que teve uma programação repleta de atrações, como a apresentação da Banda Sinfônica da Base Aérea de São Paulo e a passagem de quatro aeronaves da Esquadrilha da Fumaça.

Espetáculo VaiquevooEssa foi a 25° edição do Portões Abertos de São Paulo e levou uma temática circense e lúdica para o público infantil, com o espetáculo acrobático "Vaiqueuvoo", da Companhia Irmãos Sabatino. A apresentação homenageou a história dos aviadores da década de 30.

A tradicional exposição de aviões teve nove tipos de aeronaves exibidas, sendo que três delas estavam abertas para visitação. Também estavam expostos os carros de competição da Fórmula Inter, nova mobilidade de automobilismo brasileiro.

Além disso, durante o Portões Abertos, foram disponibilizadas exposições de uniformes e carros da Segunda Guerra Mundial, apresentações do Canil da Guarda Civil Municipal de São Paulo, saúde bucal preventiva e apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar, encerrando a festividade.

75 anos da FAB - O evento teve como propósito, comemorar os 75 anos da FAB e o dia do Aviador junto à sociedade paulistana, com o objetivo de aproximar a população da instituição e mostrar um pouco do trabalho dos militares da FAB.

Portões abertos em ManausManaus

O Domingo Aéreo, como é conhecido o Portões Abertos em Manaus (AM), bateu o recorde de público na capital amazonense. Cerca de 40 mil visitantes foram à Base Aérea de Manaus e conheceram as instalações e as aeronaves dos esquadrões sediados na unidade. O evento faz parte das comemorações do mês da Força Aérea e tem o objetivo de compartilhar os valores da Aeronáutica com o público civil.

Durante todo o domingo, foram arrecadas 8,3 toneladas de alimentos não perecíveis doados pelos visitantes. O total será distribuído para entidades carentes de Manaus.

Um dos visitantes, o agente de trânsito Rafael Cordeiro destacou a motivação que o levou aos Portões Abertos. “Viemos prestigiar e trazer as crianças para despertar o sentimento patriótico e a curiosidade delas”, disse.

Quem foi ao Domingo Aéreo também pôde conferir de atrações variadas, como demonstrações operacionais, paraquedismo, aeromodelismo, plastimodelismo e exposição estática de aeronaves e equipamentos. A infraestrutura montada incluiu praça de alimentação, palco para shows, estandes de vendas de artigos militares e de artesanato local e, para as crianças, uma brinquedolândia que comportou, além das tradicionais atrações, uma autopista para 30 mini-motocicletas.

A Força Aérea também disponibilizou alguns serviços para os visitantes, como teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, consultas com nutricionistas e médicos e atendimentos na área de fisioterapia. Outro serviço oferecido foram palestras sobre educação e saúde bucal, seguidas da distribuição de kits de higiene e escovação para as crianças.

Aeronaves F-5 ficaram em exposiçãoA farmacêutica Paula Froes levou o filho à palestra sobre saúde bucal e falou sobre a iniciativa. “Eu parei aqui rapidinho, ele sentou e prestou atenção na palestra, foi bem interessante. Ele teve a oportunidade de fazer uma escovação correta e isso para mim é bem gratificante” explicou.

O autônomo André Bandeira e Silva levou a família aos Portões Abertos e destacou a importância do evento. “Expõe à sociedade a imagem da Força Aérea para as pessoas se interessarem e estimula um pai a levar a criança para conhecer uma carreira militar, apresentar uma profissão e isso tudo estimula a criança a ter uma profissão”, falou.