INTERCÂMBIO

Forças Aéreas do Brasil e da Suécia estreitam cooperação

Serão realizadas atividades bilaterais nas áreas de ciência e tecnologia, logística e operacional
Publicada em: 05/10/2016 16:35
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

O assunto cooperação marcou o encontro entre os comandantes da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e da Força Aérea da Suécia, Major-General Mats Helgesson. Na audiência, realizada em Brasília (DF) na terça-feira (04/10), os oficiais-generais acertaram atividades bilaterais nas áreas de logística, operacional e ciência e tecnologia. Ainda neste ano, o Brasil sediará um seminário entre as duas instituições.

Na próxima semana, um grupo de oficiais brasileiros vai à Suécia para a reunião do Comitê Executivo em suporte a parceria aprovada pelo Plano de Ações Brasil-Suécia, do 4º Workshop Sueco-Brasileiro em Aeronáutica e Defesa, do Congresso Aeroespacial Sueco de 2016.

“A relação entre nossas forças aéreas é muito importante e é uma amizade estratégica de longo prazo”, declarou o comandante sueco.

Na capital federal, a comitiva conheceu como funciona o controle de tráfego aéreo e de defesa aérea brasileiros. Os oficiais visitaram o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle deTráfego Aéreo (CINDACTA I) e o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA).

Ao longo desta semana, o grupo vai conhecer também a Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassunga, no interior de São Paulo, que forma oficiais aviadores, intendentes e de infantaria da Aeronáutica. Na Base Aérea de Anápolis, no interior de Goiás, os suecos conhecerão a unidade que receberá os primeiros aviões de caça Gripen NG brasileiros. A programação também contempla visitas a empresas brasileiras envolvidas no processo de transferência de tecnologia do projeto FX-2.

Santos-Dumont – O Major-General Mats Helgesson, que assumiu recentemente o comando da Força Aérea da Suécia, foi condecorado com a medalha mérito Santos Dumont. “Eu estou realmente muito honrado por receber esta medalha. Muito feliz. Isto é bom e muito importante para mim. Eu considero os laços de amizade entre nossas forças aéreas”, afirmou o oficial-general em sua primeira viagem ao Brasil.

Veja na reportagem: