EXPOSIÇÃO

Ribeirão Preto (SP) conhece novo avião de caça da FAB

Réplica do Gripen NG ficará exposta entre os dias 04 e 15 de outubro no Ribeirão Shopping
Publicada em: 03/10/2016 16:46
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávio Nishimori

Moradores de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e das cidades vizinhas, terão a oportunidade de conhecer a réplica do Gripen NG, a nova aeronave de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). O avião, em tamanho real, ficará exposto entre os dias 04 e 15 de outubro no Ribeirão Shopping.

A abertura da exposição está marcada para as 10 horas desta terça-feira (04/10). Às 8h30 haverá uma palestra para cerca de 500 adolescentes, de 13 a 19 anos, de escolas municipais da região sobre a carreira militar e as formas de ingresso na FAB.

Esta será a primeira vez que a aeronave é apresentada fora de Brasília. De acordo com os organizadores, a expectativa é que mais de 50 mil pessoas visitem a réplica diariamente. Os visitantes poderão acessar o cockpit da aeronave, apreciar uma exposição com as melhores fotos do fickr da FAB e conhecer as vestimentas e os símbolos dos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), como o espadim.

“Por meio da exposição podemos saber um pouco mais sobre tecnologia e aviação, ou seja, temas que aguçam a curiosidade e, ao mesmo tempo, incentivam as crianças a conhecer e ingressar na carreira militar”, afirma o curador da exposição, Marco Costta.

O ingresso para visitar o cockpit é um quilo de alimento não perecível que deve ser trocado no local do evento. Os alimentos arrecadados serão doados a uma instituição de caridade.

Sobre o caça

O Gripen NG, da fabricante sueca Saab, é um caça de última geração que atenderá às necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) para os próximos 30 anos. A compra de 36 aeronaves, anunciada no final de 2013, faz parte do Projeto FX-2 do Programa de Articulação e Equipamento da Defesa. Os primeiros modelos do caça devem chegar ao Brasil a partir de 2019 para fazer parte do sistema de defesa aérea do país.

Serviço

Exposição da réplica da aeronave Gripen NG
Período: 04 a 15 de outubro de 2016
Local: oitava expansão
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h
Visitação gratuita