AJUDA HUMANITÁRIA

Esquadrão Carajá realizou três missões de transporte de órgãos em três dias

Somente neste ano, o Esquadrão já efetuou o transporte de 27 órgãos
Publicada em: 03/10/2016 16:10
Imprimir
Fonte: 4° ETA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

O Esquadrão Carajá (4° ETA), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em Guarulhos (SP), realizou três transportes de órgãos nos últimos três dias. O mais recente ocorreu no domingo (02/10).

A aeronave C-97 Brasília decolou na madrugada, por volta das 4h, de Guarulhos (SP) com destino a Campo Grande (MS), onde ocorreu a retirada de um coração na Santa Casa. Após o término dos procedimentos, a tripulação retornou para São Paulo às 12h15 e o órgão foi encaminhado para o Hospital do Coração (HCOR).

A missão contou com quatro tripulantes da FAB e quatro médicos, totalizando 4h20 de voo. “Esta é uma missão que não medimos esforço para cumprí-la, pois uma vida depende de nós”, ressaltou o comandante da aeronave, Tenente Osvaldo Peres Maslinqiewicz.

No sábado (01/10), a tripulação saiu de Guarulhos (SP) para Campinas (SP), onde apanhou a equipe médica; em seguida foi até Araçatuba (SP) para que o fígado fosse captado e retornou a Campinas (SP) para que o órgão fosse transplantado.

Na sexta-feira (30/09), um outro fígado também foi transportado. A rota cumprida foi no interior paulista: Guarulhos – São José do Rio Preto – Sorocaba – São José do Rio Preto.

O Esquadrão Carajá mantém tripulações de sobreaviso 24 horas por dia para atender a essas missões e, somente este ano, já transportou 27 órgãos, totalizando 68h10 de voo.