SOCIAL

Corais se apresentam em comemoração ao Dia do Idoso

Quatro grupos da terceira idade se apresentaram na unidade de saúde
Publicada em: 29/09/2016 07:00
Imprimir
Fonte: HAAF, por Ten Rachel Forra
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Cynthia Fernandes

Para comemorar o Dia Nacional do Idoso – celebrado no dia 1º de outubro – o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) promoveu na terça-feira (27/09), um Encontro de Corais da Terceira Idade. O evento contou com a presença do Major-Brigadeiro Médico Armando Celente Soares, Diretor de Saúde da Aeronáutica (DIRSA).

Quatro grupos se apresentaram no evento: Coral Vozes sem Idade, do Hospital Central da Aeronáutica (HCA); Coral da Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG), Coral do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da Base Aérea de Santa Cruz (NUGG-BASC) e o Coral Carinhoso do HAAF. O objetivo do evento, além de prestar uma homenagem aos idosos, teve como objetivo fortalecer os grupos de canto e promover a integração dos participantes.

O primeiro grupo a se apresentar foi o coral Vozes sem Idade. Sob a coordenação da Tenente Coronel Ana Hyalcy Sales Ferreira Gravino e regência do Maestro civil Arthur Rogério da Cunha Franco, o coral animou o público ao som de “Funiculí Funiculá” de Luciano Pavarotti. “A música é curativa. Por isso, a pessoa fica tão bem depois que canta,” explicou o integrante Jorge Pinto de Carvalho.

“Aos meus 95 anos me alegro e me divirto com isso, eu me distraio e deixo os pensamentos que não interessam para lá,” contou o Tenente Coronel Walter Chaves da Rocha, militar da reserva.

 
O coral da CGABEG embalou toda platéia ao som de “All Happy Day”, de Lauryn Hill, sob a coordenação da 2ª Tenente Fonoaudiológa Priscila Caetano e também sob a regência do Maestro
Arthur Rogério da Cunha Franco. Já o Coral do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da Base Aérea de Santa Cruz (NUGG) foi o terceiro a se apresentar, entoando o clássico “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos. “Essas atividades são muito importantes para os idosos, para manter o cognitivo em dia, a memória ativa e aumentar a auto-estima,” avalia a Sargento Enfermeira Marieta Chagas Fernandes da BASC.
 
Para finalizar, o Coral Carinhoso interpretou a canção que inspirou o nome do grupo, um clássico de Pixinguinha, sob a coordenação da Tenente Terapeuta Ocupacional Amanda Fernaine Drager e regência da Sargento Alessandra Rodriguez Turola. “O Brigadeiro Soares, na época diretor do HAAF, nos encorajou a criar o coral aqui, desde então não paramos mais,” conta Celita de Souza Silva com orgulho de pertencer ao coral desde sua criação.

Ao final do evento, os quatro corais se uniram no palco e surpreenderam o público entoando a Canção da Saúde, letra e música do Capitão Médico César Augusto da Silva Nascimento.