SETEMBRO VERDE

FAB já realizou 60 missões de transporte de órgãos

Até esta terça-feira (27/09) foram trasladados 76 órgãos
Publicada em: 27/09/2016 13:41
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Raquel Alves

Na data em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos (27/09),  a Força Aérea Brasileira (FAB) participa desse esforço nacional contribuindo com as missões de transporte de órgão. Somente nesta terça-feira, por exemplo, aviões da FAB realizaram duas missões: uma que transportou um fígado de Fortaleza (CE) para São Luiz (MA) e a segunda transportou um coração da cidade de Maringá (PR) para Curitiba (PR). No total, desde a assinatura do decreto presidencial que regulamentou a disposição de uma aeronave da FAB para transporte de órgãos, em junho, já foram realizadas 60 missões com esse objetivo, totalizando 76 órgãos sendo 28 corações, 33 fígados, 5 pâncreas, 7 rins e três pulmões. A região centro-sul do Brasil concentrou cerca de 70% das missões de transporte de órgãos realizadas pela FAB nos últimos três meses.

“O papel da FAB é fundamental em nosso trabalho. Quando temos órgãos com tempo de isquemia menor é sempre preocupante, pois precisamos agir rápido. Saber que podemos contar com a FAB disponibilizando em solo suas aeronaves nos traz ainda mais certeza que podemos salvar mais vidas”, ressalta a Coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Transplante (SNT), Rosana Reis, ressaltou a importância da atuação da FAB nesse cenário.

Doações
As doações possibilitaram a realização de 12.091 transplantes entre janeiro e julho deste ano, fazendo com que crescessem os procedimentos de órgãos mais complexos como, por exemplo, pulmão, fígado e coração, que registram aumento de 31%, 6% e 7%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado. Com o número recorde de doadores o Brasil está muito perto da meta, que é 14,4 doadores por milhão de população (pmp). O índice atual é de 14 pmp. O Brasil é referência mundial em transplantes. Somente no ano passado registrou 23.666 cirurgias; 1.164 órgãos e 2.409 tecidos foram transportados. Houve ainda 110 órgãos e 219 tecidos transferidos por meio de voos fretados e transportes terrestres em parceria com as Centrais Estaduais de Transplantes.

No dia 17 de setembro, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Doação de Órgãos no Espaço Casa Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo da ação foi estimular cada vez mais a população a ser doadora de órgãos e fazer com que o Brasil alcance anualmente a meta de doador por milhão da população.

O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, destacou que com o apoio da FAB o número de órgãos transportados aumentou consideravelmente. “Com o apoio da FAB nós otimizamos ainda mais o atendimento a aqueles que precisam de um transplante. A parceria da FAB com o Ministério da Saúde traz mais esperança pra quem precisa”.

Além da FAB, o Ministério da Saúde destaca a parceria com as companhias aéreas brasileiras para transporte de órgãos voltados a transplantes. Os voos com órgãos e equipes médicas têm prioridade de decolagem e pouso. A coordenação é realizada pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro.

Em agosto, os ministérios da Saúde e Defesa assinaram um Termo de Execução Descentralizado (TED) no valor de R$ 5 milhões. O valor é um ressarcimento à Força Aérea Brasileira (FAB) pelos voos realizados para transporte de órgãos.

O Termo de Execução Descentralizada (TED) é um instrumento utilizado para ajustar a descentralização de crédito entre órgãos e/ou entidades que integram o Orçamento Fiscal e a Seguridade Social da União. Inicialmente, a vigência deste instrumento é até dezembro de 2019, mas a renovação poderá ocorrer sempre que necessário.