ESPORTE

Competição entre escolas de sargentos reúne 800 militares em Guaratinguetá (SP)

Torneio vai até sexta-feira com disputas em nove modalidades
Publicada em: 26/09/2016 12:56
Imprimir
Fonte: EEAR
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávio Nishimori

Aluno Pibeer acende a Pira Ol�mpicaO pontapé inicial da XXI MAREXAER, competição esportiva entre os alunos das Escolas de Formação de Sargentos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, foi dado no domingo (25/08), no campo central da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá, interior de São Paulo. Até a próxima sexta-feira (30/09), cerca de 800 militares das três Forças competirão nas modalidades de atletismo, natação, judô, pentatlo militar, orientação, corrida rústica, futebol, voleibol e basquetebol.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo Diretor do Departamento de Desporto Militar e Presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), Vice-Almirante Paulo Martins Zuccaro. A pira olímpica foi acesa pelo atleta Yuri Pibeer Cezar, aluno da EEAR, simbolizando a chama acesa há 21 anos no coração dos atletas das Escolas de Formação de Sargentos.

Já o aluno da EEAR, Caio Vinicius da Silva França, comandou o Juramento dos Atletas e o Professor João Carlos Vilas Boas Câmara foi homenageado pelos trabalhos prestados nas áreas do desporto, em especial ao “Berço dos Especialistas”, como é conhecida a escola da Aeronáutica.

Abertura da XII MAREXAER“Mais que uma competição entre as Escolas de Formação de Sargentos, a MAREXAER representa uma oportunidade de troca de experiências e confraternização entre os futuros graduados das Forças Armadas”, destaca o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Jayme Ferreira Junior.

Os jogos serão realizados nas dependências da EEAR, no Itaguará Country Club, em Guaratinguetá, e nas dependências da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ)

Abertura da XII MAREXAERSobre a EEAR
A EEAR foi fundada em 25 de março de 1941 em decorrência das necessidades surgidas na II Guerra Mundial de incrementar a formação de técnicos, em número suficiente para atender à demanda. Inicialmente, foi instalada na Ponta do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ). Nessa mesma época, em São Paulo (SP), foi criada a Escola Técnica de Aviação, passando a completar a formação de especialistas. Em 1950, houve a fusão das duas escolas e sua sede mudou para Guaratinguetá, interior de São Paulo, onde se localiza até hoje.

Conheça um pouco mais sobre o dia a dia na EEAR no vídeo abaixo