OPERACIONAL

Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea realiza cursos operacionais

O objetivo foi capacitar os militares das unidades de tiro
Publicada em: 29/09/2016 09:10
Imprimir
Fonte: BAAN
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Iris Vasconcellos

Militares do Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea, sediado em Anápolis (GO), participam, até a próxima sexta-feira (30/09), de cursos operacionais relacionados ao Sistema Antiaéreo IGLA, que é o míssil de curto alcance utilizado por todas as antiaéreas da Força Aérea Brasileira (FAB).

O objetivo é o treinamento dos sargentos, cabos e soldados do grupo para que possam realizar as missões das unidades de tiro na menor fração de emprego de defesa antiaérea. A meta também é capacitar os militares para detectar e engajar, com o próprio equipamento orgânico, um vetor hostil designado por um centro de controle.

Uma das atividades já realizadas foi o disparo reduzido do Sistema Antiaéreo IGLA. O exercício teve a finalidade de permitir aos alunos que conheçam o primeiro estágio de funcionamento do míssil. Um dos 24 alunos do curso, o Cabo Calmon Rafael Oliveira Teixeira explicou a importância dessa atividade.

“O disparo reduzido possibilita um crescimento operacional muito grande para o atirador, simulando todas as condições de um disparo real”, destacou.

Já o coordenador do curso, Capitão de Infantaria Júlio César do Amaral Junior, destacou a importância operacional do curso.

“O objetivo é formar Comandante de Unidade de Tiro, atirador e remuniciadores para Defesa Antiaérea da Força Aérea Brasileira. Esses três militares compõem a unidade de tiro, que é posicionada no terreno em treinamentos de missões reais, como realizado nos Jogos Olímpicos 2016. Os grupos de Defesa Antiaérea atuam como elos do Comando de Defesa Aéreo Espacial Brasileiro (COMDABRA)", explicou.