ANIVERSÁRIO

Base Aérea de Fortaleza completa 80 anos com novo foco para a FAB

A Unidade vai se transformar em Base de Desdobramento
Publicada em: 23/09/2016 08:00
Imprimir
Fonte: BAFZ
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

Autoridades acompanharam a cerimônia A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) celebrou 80 anos de ativação nessa quinta-feira (22/09), com uma cerimônia especial, realizada no pátio do Prédio do Comando. A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral de Operações Aéreas, Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira, e contou com a presença do Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando Aguiar, e do Comandante da BAFZ, Tenente-Coronel Aviador Frederico Casarino.

“É uma honra muito grande e também uma responsabilidade realizar um trabalho que esteja à altura daqueles que me precederam no comando dessa organização, que é única no Estado do Ceará e teve uma importância estratégica muito grande durante a 2ª Guerra Mundial. Hoje ela se renova através da nova Estratégia Nacional de Defesa, em que a BAFZ passa agora a ter um novo papel de reestruturação, cumprindo mais uma vez com a sua missão de sempre apoiar as Unidades Aéreas”, ressaltou o comandante.

Amigos da Base que foram homenageadosO Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira falou sobre as mudanças na BAFZ dentro do projeto de reestruturação da Força Aérea Brasileira (FAB). “É uma honra ter a oportunidade de estar aqui na comemoração dos 80 anos dessa Base, extremamente emblemática da Força Aérea, que agora está passando por outro momento importante nessa transformação. Esta Base vai continuar do mesmo jeito, apenas mudou o foco, vai ser uma Base de Desdobramento, mas as pessoas vão continuar aqui, o apoio ao homem vai continuar aqui e a própria Base vai continuar”, destacou.

Na ocasião, foram conferidos os títulos de Amigo da Base Aérea de Fortaleza e de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, além de realizadas homenagens aos ex-comandantes. Houve o lançamento do selo personalizado e carimbo alusivo aos 80 anos da Base. O Cônsul Geral Honorário da Hungria, Janos Fuzesi Júnior, recebeu uma homenagem em nome do seu tio, Emílio Hinko, arquiteto falecido que projetou a Unidade.

O Delegado Delano Cerqueira Bunn, Superintendente da Policia Federal, recebeu o título de Membro Honorário. “Eu me sinto extremamente honrado por receber essa comenda. Nesses 13 anos de Polícia Federal, eu posso dizer que hoje é o dia mais feliz de minha carreira profissional. É um reconhecimento do nosso esforço e da nossa amizade com a Força Aérea Brasileira, principalmente com a nossa Base Aérea de Fortaleza”, disse.

Membros honorários que foram homenageadosO Tenente-Coronel Porto, da Polícia Militar, foi homenageado com o título de Amigo da Base. “Essa comenda mexe muito comigo como pessoa, porque a Base Aérea fez parte da minha vida. Meu pai foi Oficial da FAB e trabalhou aqui nesta Base durante três anos, eu me recordo muito da BAFZ, andando de bicicleta por essas ruas internas. Então, essa homenagem veio me reportar a toda essa história que se funde com a minha historia de vida”, falou.

imagens/original/31373/img_6189.jpg
imagens/original/31373/img_6196.jpg
imagens/original/31373/img_6349.jpg
imagens/original/31373/img_6443.jpg
imagens/original/31373/img_6465.jpg