TRÁFEGO AÉREO

Balanço do tráfego aéreo na Rio 2016 destaca índices positivos na pontualidade

Cerca de 150 mil movimentos aéreos foram registrados nos aeroportos brasileiros durante os eventos esportivos
Publicada em: 21/09/2016 13:50
Imprimir
Fonte: DECEA, por Denise Fontes

No período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos - de 04 de agosto a 19 de setembro – os aeroportos do Galeão e Santos Dumont (RJ), Congonhas, Guarulhos e Viracopos (SP), Confins (MG), Salvador (BA), Manaus (AM) e Brasília (DF) registraram cerca de 150 mil movimentos aéreos. Durante o evento, os aeroportos de cidades que sediaram jogos registraram em torno de 95% de pontualidade dos voos.

O Aeroporto Santos Dumont teve aproximadamente 14 mil movimentos aéreos e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, cerca de 19 mil. O dia de maior movimento aéreo foi 22 de agosto, um dia após a cerimônia de encerramento da Olimpíada. O Galeão teve 524 pousos e decolagens, sendo 367 voos domésticos e 157 internacionais. O pico de tráfego aéreo foi registrado entre 8 e 9 horas da manhã e 9 e 10 da noite, com 33 pousos e decolagens por hora. Esse aumento foi decorrente do regresso de chefes de Estado, delegações de atletas, família olímpica e turistas aos seus países de origem.

Os dados são do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) responsável por gerenciar o fluxo de movimentos aéreos do país.

Para o diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, o resultado é fruto de planejamento, treinamento e coordenação entre os órgãos envolvidos. “O trabalho colaborativo realizado entre as áreas de defesa aérea e controle de tráfego aéreo, além da infraestrutura aeroportuária e empresas aéreas contribuíram para os índices positivos”, avalia.

Fotos:DECEA/Fabio Maciel.

Assista ao vídeo: