SEGURANÇA DE VOO

Em sua 6ª edição, estágio incentiva a cultura de segurança operacional

Curso oferecido pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos é direcionado a instrutores e escolas de aviação
Publicada em: 15/09/2016 15:00
Imprimir
Fonte: SERIPA V, por Neli Trindade
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Estágio de Padronização da Instrução Aérea (EPIA). O evento, promovido pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), será realizado nos dias 27 e 28 de outubro, na Universidade de Cruz Alta, na região central do Rio Grande do Sul. Os interessados têm até o dia 20 de outubro para efetuar a sua inscrição pelo site.

O chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro, explica que o instrutor precisa de orientações práticas que complementam os requisitos regulamentares constantes nos manuais da Agência Reguladora.

“É um evento voltado para os problemas da aviação de instrução. Foi criado especialmente para melhorar o desempenho de instrutores de voo, bem como acrescentar qualidade à formação do jovem piloto”, afirmou.

O estágio é destinado à participação de pilotos, instrutores de voo, membros da direção, alunos de aeroclubes, escolas de aviação e faculdades de ciências aeronáuticas. O objetivo é aprimorar o gerenciamento da instrução aérea desde a base de formação do futuro piloto, com foco voltado para a padronização da instrução aérea. A proposta visa difundir boas práticas e ferramentas adequadas para o exercício da disciplina consciente na aviação.

Serão tratados assuntos relevantes para a aviação de instrução, buscando estimular mudanças comportamentais no incentivo à cultura de segurança operacional para a preservação de vidas humanas e recursos materiais. O enfoque busca o estágio inicial da atividade aérea que define a profissionalização das futuras tripulações da aviação brasileira.

O panorama da aviação de instrução no Brasil, preenchimento de ficha de voo, didática aplicada à instrução aérea, comunicação, aerodinâmica e desempenho em aeronaves de baixa performance, avaliação, legislação, os erros mais comuns em acidentes de instrução e outros temas serão abordados no evento.

O julgamento de pilotagem, a instrução, a aplicação de comandos, a supervisão e o planejamento gerencial, de acordo com as estatísticas do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), estão entre os principais fatores contribuintes mais presentes nas investigações de ocorrências aeronáuticas.

Nos últimos cinco anos, cerca de 60 ocorrências aeronáuticas foram investigadas nos aeroclubes e nas escolas de aviação da região Sul, superando os números da aviação agrícola e demais segmentos da aviação geral, segundo estudos realizados pelo SERIPA V.

Serviço

Evento: Estágio de Padronização da Instrução Aérea (EPIA)
Data: 27 e 28 de outubro
Hora: 08h às 17h30h
Local: Universidade de Cruz Alta – Cruz Alta-RS.
Inscrição até 20 de outubro neste endereço.
Informações: email [email protected] ou pelo telefone: (51) 3462-1333.