INTERCÂMBIO

Alunos da Escola Superior de Guerra da Colômbia conhecem estruturas da FAB

Além da Base Aérea de Anápolis, grupo com cerca de 30 militares conheceu CINDACTA I e organizações da Marinha e do Exército
Publicada em: 13/09/2016 09:00
Imprimir
Fonte: BAAN
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

Em Anápolis, grupo conheceu artilharia antiaéreaA Base Aérea de Anápolis (BAAN), na região central do Brasil, recebeu a comitiva de militares da Escola Superior de Guerra da Colômbia na sexta-feira (09/09). A viagem de estudos complementa a formação dos alunos das Forças Armadas do país vizinho, que estão no posto de major.

“É comum haver viagens de instrução entre as escolas de estado-maior”, explica o Coronel Francisco Bento Antunes Neto, comandante da BAAN. Há cerca de cinco anos, quando fez sua formação, o oficial realizou viagens para Peru e Venezuela.

Os 30 alunos conheceram a estrutura operacional da Base Aérea de Anápolis e das unidades sediadas: o Terceiro Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GDAAe); o Esquadrão Guardião (2°/6°GAV) que emprega o avião radar E-99 que realiza alerta aéreo antecipado; e o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA). “Eles se surpreenderam com o planejamento de estrutura da base, com amplas áreas”, conta sobre um dos tópicos abordados na palestra. A BAAN completou 44 anos em 2016.

Os alunos também assistiram à palestra sobre o controle do espaço aéreo no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), em Brasília (DF). “Podemos dizer que, em termos de Força Aérea Brasileira, os alunos conheceram um pouco de cada área da nossa atuação”, afirma o coronel.

Militares da Colômbia também visitaram Esquadrão GuardiãoA delegação colombiana é liderada pelo General de Divisão Jorge Horacio Romero Pinzon, e acompanhada pelo Adido Aeronáutico da Colômbia no Brasil, Coronel Jairo Orlando Orjuela Arévalo.

A Escola Superior de Guerra é uma instituição de ensino superior militar, que treina oficiais superiores das Forças Armadas, generais e almirantes futuros do Exército, da Marinha e da Força Aérea Colombiana, e personalidades da sociedade Colombiana, sobre questões de segurança e defesa nacional, a fim de reforçar os canais de comunicação e integração. Também treina oficiais das forças estrangeiras aliadas e amigas, bem como os Oficias da Policia da Colômbia em certas ocasiões.

Roteiro - Em São José dos Campos (SP), o grupo visita indústrias de defesa, como Avibrás e Embraer. A Escola Superior de Guerra (ESG), a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), a Base Naval e o Porta-Aviões São Paulo estão no roteiro do grupo no Rio de Janeiro.