PESQUISA

Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa acontece em outubro em SP

Objetivo é discutir tópicos do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais relacionados a novas tecnologias espaciais
Publicado: 06/09/2016 10:00
Imprimir
Fonte: IEAV
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv) da Aeronáutica realiza, de 24 a 27 de outubro, em São José dos Campos (SP), o 7º Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa (SERFA 2016), com o tema "Integrando novas tecnologias espaciais para o desenvolvimento nacional".

O objetivo é discutir tópicos do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) relacionados a novas tecnologias espaciais - aplicações de micro, nano e pico satélites - e como isto pode contribuir para o desenvolvimento da indústria nacional.

Segundo os organizadores, será uma oportunidade de aproximação da academia, órgãos do governo e empresas que atuam na área de defesa. Além disso, o tema está alinhado com a Estratégia Nacional de Defesa (END) e com as diretrizes do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Nesta edição, o simpósio é organizado em conjunto com o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), refletindo a abrangência e a importância das tecnologias de Sensoriamento Remoto no âmbito da Defesa Nacional.

Além do tema central, serão abordados a caracterização espectral de alvos e de sensores, as aplicações de GPS e suas vulnerabilidades, as aplicações operacionais com imagens SAR e hiperespectrais e o processamento de imagens em tempo real.

No dia 24 serão oferecidos minicursos sobre processamento de imagens, minissatélites e caracterização de sensores, entre outros.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de outubro no site do SERFA

O Simpósio contará com uma estrutura composta de painéis, apresentações de estudos de caso com abordagem científica, mini-cursos, fóruns para discussões e networking.