SOLIDARIEDADE

FAB realiza evacuação aeromédica no Amazonas

A paciente necessitava ser transportada com urgência
Publicada em: 02/09/2016 15:13
Imprimir
Fonte: COMARA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

A Força Aérea Brasileira (FAB) transportou, nessa quinta-feira (01/09), uma paciente brasileira da fronteira do Brasil com o Peru para Tabatinga, no extremo oeste do Amazonas. A ação foi realizada em uma aeronave C-97 Brasilia, do Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7° ETA), conhecido como Esquadrão Cobra, que apoiava Visita de Inspeção da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), na localidade de Estirão do Equador. A paciente, uma senhora de 56 anos, portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica, apresentava um quadro de exacerbação aguda e insuficiência respiratória.

O Comandante do 4° Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro, Tenente Da Costa, e o médico da Unidade, Tenente Lima Oliveira, solicitaram o transporte da paciente, que vinha recebendo tratamento inicial, mas necessitava de remoção urgente para uma unidade de saúde dotada de mais recursos.

“A gente leva equipamento médico para dar apoio à equipe na vistoria e tínhamos condições de transportá-la. Devido ao estado de saúde, ela não poderia ser transportada de outra forma e se permanecesse muito tempo naquelas condições poderia morrer”, explica o Capitão Médico Luis Ulisses Albuquerque, que acompanhava a equipe e prestou os cuidados necessários durante o voo.