RIO 2016

Militares da FAB participam do hasteamento das bandeiras nas cerimônias de premiação

58 militares da FAB trabalham nas cerimônias durante os Jogos Olímpicos
Publicada em: 20/08/2016 10:00
Imprimir
Fonte: III COMAR, por Ten Myrian de Aguiar
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Cynthia Fernandes

Unir o serviço à Pátria ao orgulho de trabalhar em cerimônias olímpicas. Ao todo, 58 militares da Força Aérea Brasileira (FAB), sendo oito oficiais e 50 graduados, estão à disposição do Comitê Olímpico Rio 2016 para o hasteamento das bandeiras durante a chegada das delegações na Vila Olímpica e nas premiações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O efetivo é composto por 178 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Desde o dia 23 de julho, os militares estão divididos em equipes formadas por sete militares, que conta com um oficial, um supervisor das bandeiras e seis graduados, sendo dois de cada Força. Eles são responsáveis pelo hasteamento das bandeiras de primeiro, segundo e terceiro colocado durante as premiações.

A convocação para atuar durante as cerimônias da Olimpíada aconteceu em fevereiro deste ano. Desde então, os militares vêm passando por revista de uniforme e treinamentos, que aconteceram no Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) e em arenas onde acontecem as competições. O objetivo é fazer o reconhecimento do local de deslocamento e do mastro. Todo o trabalho é supervisionado pelo Comitê Olímpico.

“Sou voluntária porque me sinto honrada em representar a FAB e o meu país perante o mundo. Os atletas que se dedicam intensamente na preparação para esse momento merecem todo nosso respeito. É uma honra hastear a bandeira do país do atleta que tanto se dedicou para subir ao pódio,” disse a Sargento Taís de Oliveira Franca e Silva, que serve há 14 anos a Força Aérea Brasileira. Para ela um dos momentos mais marcantes foi a premiação do Sargento Thiago Braz, que conquistou ouro na prova de salto com vara. “Todos os dias são de muitas emoções, mas a premiação do Thiago Braz superou todas as expectativas. Tive a honra de hastear a bandeira do meu país ao som do nosso Hino Nacional,” concluiu.

O Tenente Marcelo Gonçalves Carlos participa nas premiações de tiro, pentatlo moderno e remo. Comandante de uma das equipes que atua em Deodoro e na Lagoa Rodrigo de Freitas, o militar também se voluntariou para o serviço. “Servir ao País num momento como este é de grande emoção. Já participei de outros eventos como a Rio-92, a vinda do Papa ao Brasil e, agora, é um excelente encerramento na minha vida militar, pois não há nada melhor que você ser útil e estar feliz fazendo aquilo que você ama”, comemora.

Foto: Inacio Rosa/LUSA