PROFESP

Jovens são selecionados para o Programa Ganhe o Mundo Esportivo no Canadá

Eles fazem parte do programa desenvolvido no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III)
Publicada em: 29/08/2016 10:00
Imprimir
Fonte: CINDACTA III
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávio Nishimori

Os irmãos Deivison de Lima (14 anos) e Deiziane Cristina Lima da Silva (15 anos) ficam em Quebec, no Canadá,  até outubro, participando do programa "Ganhe o Mundo Esportivo", do Governo do Estado de Pernambuco. Os jovens fazem parte do Programa Forças no Esporte (PROFESP) do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), em Recife. Eles foram selecionados em função dos excelentes resultados nas modalidades esportivas velocismo e marcha atlética.

O intercâmbio prevê aulas de inglês, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30, e treinamento de atletismo em um estádio dedicado e com elevado acompanhamento técnico, aprimorando o desenvolvimento das potencialidades esportivas dos adolescentes. Eles ficam hospedados em casas de famílias.

Os jovens foram descobertos por observações dos professores do PROFESP/CINDACTA III em 2013, quando já mostravam grande desenvoltura nas várias oficinas ofertadas e, em especial, nas aulas de atletismo. Não demorou muito para seus resultados em participações nos festivais esportivos serem expressivos, por isso os dois foram encaminhados ao Complexo Esportivo Santos Dumont (CESD), em Recife, e, desde então, treinavam sistematicamente, desenvolvendo cada vez mais suas habilidades.

Deiziane hoje é corredora velocista de 100 e 200 metros e, em 2015, participou do Campeonato Brasileiro Escolar, sagrando-se a quinta colocada geral. Já o irmão Deivison foi campeão norte-nordeste de 2015 na marcha atlética e, este ano, está convocado para representar o Estado de Pernambuco na mesma competição. Atualmente, é o segundo colocado do ranking nacional nos 5 km de marcha atlética.

PROFESP - O Programa Forças no Esporte atende 21 mil crianças em 89 cidades do Brasil e é desenvolvido nas organizações militares do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, por meio de parceria entre três ministérios - Defesa; Esporte; Desenvolvimento Social e Combate à Fome - e contribui para a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens, por meio da prática de atividades desportivas. Aproxima, ainda, as Forças Armadas da sociedade brasileira, resgatando seu papel na preservação e garantia dos valores cívicos e patrióticos, da cultura e da segurança da Nação brasileira, com o incentivo da prática desportiva, efetivação da cidadania, processo socioeducativo, desenvolvimento psicossocial, habilidades cognitivas, ações de civismo, disciplina e ética. Os valores que são passados através dos esportes mantêm a integração social e promovem o bem-estar desses jovens.

No CINDACTA III, o PROFESP teve início em 2010, e todo esse investimento tem contribuído para melhoria das avaliações didáticas e diminuição da evasão escolar, oferecendo um futuro promissor por meio do esporte a centenas de alunos da rede pública estadual.

Há mais duas organizações subordinadas ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) que mantêm o Programa Forças no Esporte em suas dependências: o Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) e o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II).