OPERACIONAL

Aspirantes do esquadrão Rumba simulam ações emergenciais em caso de pouso forçado

Os militares atuaram em uma unidade da Marinha do Brasil que simula a cabine de um helicóptero
Publicada em: 11/08/2016 15:44
Imprimir
Fonte: 1º/5º GAV
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Iris Vasconcellos

Dez futuros pilotos de patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB) treinaram de 08 a 10 de agosto ações emergenciais que devem ser tomadas em casos de pouso forçado sobre a água. Os militares participaram do exercício de adaptação na unidade de treinamento de escape para aeronaves submersas, também conhecida como UTEPAS, localizada no Rio de Janeiro, nas instalações do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN), unidade da Marinha do Brasil.

Os pilotos aprenderam a realizar diversos procedimentos de emergência, como a saída da aeronave submersa na água, treinamento de apneia, flutuação e natação básica fardado. Tudo isso no dispositivo que simula a cabine de um helicóptero capaz de comportar seis tripulantes.

De acordo com o Aspirante Edir Guimarães de Oliveira, o principal desafio é manter a calma para realizar os procedimentos de forma correta e em segurança. “O treinamento trouxe para nós, um conhecimento muito próximo da realidade do que seria um possível pouso forçado em ambiente aquático, fazendo com que os estagiários empregassem os procedimentos necessários para o escape de uma aeronave submersa, dando ao piloto e sua tripulação a possibilidade de sobrevida”, destacou.

Futuros pilotos de patrulha -  Os participantes do exercício são integrantes do Esquadrão Rumba (1°/5° GAV), sediado no Rio Grande do Norte, unidade responsável por formar os futuros pilotos de transporte e patrulha da FAB. Após a formatura de promoção no dia 31 de agosto, quando os aspirantes serão declarados tenentes, os aspirantes que optaram pela Aviação de Patrulha vão atuar nos esquadrões de patrulha espalhados pelo Brasil.