RECONHECIMENTO

FAB é destaque em prêmio de educação a distância e gestão de talentos

Major-Brigadeiro Damasceno foi patrono do Prêmio Learning & Performance, que teve o Instituto de Logística da Aeronáutica entre os vencedores
Publicada em: 09/08/2016 12:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Gabrielli Dala Vechia

A Força Aérea Brasileira foi destaque em uma cerimônia que premiou boas práticas de educação a distância e gestão de habilidades profissionais. O Prêmio Learning & Performance Brasil, entregue pelo Instituto Learning & Performance e Micropower, teve como patrono, na edição 2016-2017, o Major-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica. A entrega do prêmio aconteceu nas dependências do hotel Renaissance, em São Paulo (SP), na noite desta segunda-feira (08/08), e um dos vencedores foi o Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA).

O Major-Brigadeiro Damasceno é o 12º patrono escolhido e o primeiro representante do setor público. Segundo ele, as áreas de atuação da empresa que oferece o prêmio estão em consonância com atividades que já são bastante exploradas na Força Aérea Brasileira (FAB).

Ele explica que o e-learning, ou seja, o ensino a distância, é feito pelo ILA, para levar capacitação a todos os militares da FAB no território nacional; e a avaliação de performance é a atividade desenvolvida pelas comissões de promoção de oficiais e graduados. "Eu entendo que represento a somatória de esforços entre as Forças Armadas, mais especificamente a Aeronáutica, representando o funcionalismo público federal, e o setor privado, todos nós com o intuito comum de construir um Brasil melhor", avalia o homenageado.

Em edições anteriores do prêmio, já receberam o mesmo reconhecimento personalidades como o empresário Jorge Gerdau, em 2015, além de Ozires Silva, um dos criadores da Embraer. Ele reforça a ideia de fortalecimento de laços entre as iniciativas pública e privada para o desenvolvimento do País. Segundo Ozires, que também foi Ministro da Infraestrutura (1990-1991) e Presidente da Petrobras (1986-1988), foi esse tipo de parceria que possibilitou a criação da empresa que hoje é a terceira maior indústria de aeronaves do mundo. "Por que não podemos trabalhar juntos? China e Coreia do Sul são exemplos de sucesso da contemporaneidade desse trabalho conjunto, afirma.

O CEO do Instituto Learning & Performance e Micropower, Francisco Antonio Soeltl, explica que a parceria com a FAB começou quando ele foi convidado a conhecer o ILA e percebeu que ambos os lados teriam a sair ganhando a partir da troca de experiências. Ele também destacou os esforços do Major-Brigadeiro Damasceno, principalmente no período em que esteve à frente do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), para se aproximar do empresariado local. "Tivemos uma grande surpresa ao conhecer algumas instalações aqui no estado de São Paulo e ver quanta coisa está sendo feita pela FAB", conta Francisco.

Além do patrono do prêmio, a Força Aérea Brasileira também esteve representada entre os agraciados. O ILA foi um dos grandes vencedores, devido a sua atuação na área de educação a distância. Hoje, a organização oferece 50 cursos anuais e 40% deles estão no ambiente virtual, abrangendo, assim, militares da FAB de todo o País. "Alfred Marshall disse que o mais valioso dos capitais é aquele investido nos seres humanos; e o ILA já faz isso, com excelência, e essa parceria com o Learning & Performance e MicroPower vai fomentar ainda mais nossa atuação", afirma o Comandante do ILA, Coronel Marcos Dias Marschall.

Assista à reportagem: