GRIPEN

Maquete do Gripen NG atrai cerca de 40 mil visitantes em Brasília

Público teve a oportunidade de entrar no cockpit da aeronave e conhecer algumas das funcionalidades do caça
Publicada em: 02/08/2016 15:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

Cerca de 40 mil pessoas conferiram no Shopping Iguatemi, em Brasília, a exposição do novo caça da FAB, o Gripen NG. A maquete feita em tamanho real atraiu a atenção de adultos e crianças. Durante os sete dias que a aeronave permaneceu no local, os visitantes tiveram a oportunidade de entrar no cockpit para tirar fotos e conhecer algumas das funcionalidades do caça.

“É importante que o público tenha conhecimento do trabalho que é realizado pela Força Aérea Brasileira e ver a seriedade com que nós encaramos a defesa do País”, explicou o Gerente do Projeto F-X2, Coronel Júlio César Tavares.

A professora Carla Maia levou os dois filhos para conferir a exposição e aprova a interação da FAB com o público. “Todo ano nós comparecemos aos Portões Abertos da Base Aérea de Brasília e apreciamos muito esse contato com a área militar. Quando soubemos da exposição do Gripen, já nos programamos para participar também”, afirmou.

A réplica do Gripen é feita de fibra de vidro, madeira e metal. Quem foi à exposição e entrou no caça pode ver o o painel ligado com o display que equipará os caças. “Isso da uma noção real de como o piloto verá a aeronave e como ela será quando estiver em voo”, explicou o Coronel Tavares. Além disso, o público também conheceu os protótipos dos armamentos que podem ser utilizados no Gripen, como o míssil A-Darter.

Gripen NG - Os 36 caças Gripen NG serão entregues à Força Aérea Brasileira entre 2019 e 2024. Todos ficarão sediados na Base Aérea de Anápolis, no interior de Goiás, podendo operar a partir de pistas de pouso espalhadas em todo o País.

Com 14,1 metros de comprimento e 8,6 metros de largura, o Gripen NG atinge mais de duas vezes a velocidade do som e possibilitará que os pilotos da FAB sintam até nove vezes a força da gravidade quando fizerem manobras.