INSTITUCIONAL

Comandante da Aeronáutica e ministro da Justiça debatem cooperação entre os órgãos

Combate aos crimes transfronteiços está entre os assuntos
Publicada em: 28/07/2016 11:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, recebeu na quarta-feira (27/07), em Brasília (DF), o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, para discutir cooperação entre os órgãos, especialmente no reforço ao combate aos crimes transfronteiriços.

A Força Aérea Brasileira já presta apoio às agências governamentais na fiscalização e combate aos crimes ambientais e na fronteira em operações conjuntas, como é o caso da Ágata, operação coordenada pelo ministério da Defesa. A última edição (11ª) foi realizada em junho.

Outro exemplo de cooperação é a possibilidade de uso compartilhado por agências governamentais das informações geradas pelo satélite israelense EROS-B (Earth Remote Observation System-B), que está em testes no Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA). As imagens geradas durante os quatro meses estão sendo utilizadas por órgãos de inteligência durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. “Com satélite podemos integrar informações de vigilância e prestar serviço melhor para o Brasil”, destacou o Comandante.

Outro assunto na pauta da reunião foi a necessidade do uso integrado de veículos aéreos não tripulados (VANTS). “Seria um comando unificado de emprego de VANTS”, propôs o Comandante sobre a possibilidade de concentração de meios.

Também participaram do encontro o secretário executivo do ministério da Justiça, José Levi, e membros do Alto Comando da Aeronáutica.