RIO 2016

Alterações no Espaço Aéreo são tema de workshops em São Paulo e Rio de Janeiro

Informações são passadas a profissionais da aviação geral
Publicada em: 25/07/2016 12:05
Imprimir
Fonte: SRPV-SP, por Ten Simone Dantas
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

Pilotos de São Paulo participam do workshopPilotos da aviação geral que atuam em São Paulo e no Rio de Janeiro participam, entre os dias 20 e 29 de julho, de workshops promovidos pelo Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) com o objetivo de esclarecer as informações sobre as alterações do espaço aéreo durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

De acordo com o Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Ubiraci da Silva Pereira, a iniciativa surgiu para garantir que os pilotos da aviação geral compreendam as restrições no espaço aéreo durante as Olimpíadas, principalmente durante a ativação das áreas de exclusão de voo.

“Apesar de a legislação ter sido divulgada com antecedência, promovemos os workshops com o intuito de aumentarmos a interatividade com os usuários do serviço de tráfego aéreo, garantirmos a receptividade da legislação”, afirma o Major Pereira ao citar a Circular de Informação Aeronáutica – AIC 07/2016 que trata sobre as alterações temporárias no espaço aéreo durante os Jogos no Rio.

A piloto de monomotor e instrutora de voo em São Paulo, Flávia Giardini, ressaltou a importância deste tipo de contato com a Força Aérea Brasileira. “Esse workshop ajuda muito a entender as mudanças já que nem todos estão familiarizados com o funcionamento do tráfego aéreo quando há áreas de restrição”, afirmou Flávia.

Pilotos da aviação geral participam do workshop em São PauloA interação com os pilotos da aviação geral durante os workshops realizados em São Paulo (SP), no dia 20/07, e em Campinas (SP), em 21/7, já permitiu que o SRPV-SP tomasse conhecimento de algumas dificuldades com relação ao uso do Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA), recepção de plano de voo e operação de helicópteros em alguns aeródromos. “Essas informações já estão sendo trabalhadas com o objetivo de mitigar possíveis dificuldades dos usuários durante os eventos”, ressalta o Major Pereira.

Para o piloto Henrique Vidoto, participante do workshop realizado em Campinas (SP), a principal mensagem do evento foi a importância do planejamento do voo. “Manter um planejamento é sempre muito importante, principalmente agora com as restrições durante as Olimpíadas”, ressaltou.

Outras localidades em São Paulo e no Rio de Janeiro ainda sediarão esses workshops informativos. Veja a programação:


WORKSHOP SOBRE ALTERAÇÕES DO ESPAÇO AÉREO TMA-SP E TMA-RJ - Plano de Voo e Navegação

Público-Alvo: Pilotos da Aviação Geral, Proprietários de Aeronaves e Gestores de Operações Aéreas.

Entrada Franca. Não é necessário realizar inscrição.

25/7 às 20h – São Paulo/SP – Universidade Anhembi Morumbi – Campus Vila Olímpia
Rua Casa do Ator, 294

26/7 às 20h – São Paulo/SP – Aeroclube de São Paulo
Avenida Olavo Fontoura, 650 – Campo de Marte

26/7 às 20h – Marília/SP – Aeroclube de Marília - Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes s/nº

27/7 às 19h – Jundiaí/SP – Hangar Jet Avionics – Aeroporto de Jundiaí
Rua Emilio Antonon, 29 – Chacara Aeroporto

28/7 às 20h – Bragança Paulista/SP – Aeroporto de Bragança Paulista
Saguão do Aeroporto – Avenida São Francisco de Assis, 1

29/7 às 9h – São Pedro da Aldeia/RJ – Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA)
Rua Comandante Ituriel s/n° - Bairro Fluminense