TECNOLOGIA

Terceira fase da Operação Astros é realizada no CLBI

Uma aeronave Bandeirulha, da FAB, também participou da operação
Publicada em: 22/07/2016 16:05
Imprimir
Fonte: CLBI
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) foi palco operacional, no período de 11 a 14 julho, de mais uma etapa do projeto estratégico do Exército Brasileiro – PEE ASTROS 2020, conduzido pela empresa AVIBRAS, numa operação de lançamento de artefatos em desenvolvimento, inserida no Acordo de Mútua Cooperação entre o CLBI e a empresa brasileira.

O Vice-Diretor do CLBI e Coordenador Geral da Operação, Tenente-Coronel Aviador Sidney Miguel Lima, ressalta a importância do Acordo que, segundo ele, "além de atender às necessidades do Exército Brasileiro (e da empresa), mantém os meios operacionais e recursos humanos manutenidos".

A programação da Operação contou com a chegada de material e pessoal ao Centro, preparação do material e equipamentos operacionais e do campo de lançamento, ensaios e testes e os lançamentos propriamente ditos. Todos os detalhes são minuciosamente cumpridos, de modo que os procedimentos de segurança possam ser devidamente checados e executados, elevando a possibilidade de sucesso de operações no Centro de Lançamento.

Para atender aos requisitos que permitissem lançamentos com segurança, participou da campanha uma aeronave Bandeirulha da FAB, do 3°/7° Grupo de Aviação, de modo a esclarecer a área possível de queda dos artefatos. A Marinha do Brasil esteve presente por meio do Navio-patrulha Goiana, da Base Naval de Natal.

Ao final da operação, o Vice-Presidente da AVIBRAS e Diretor de Engenharia, Flávio Cunha, declarou que o sucesso desta etapa foi garantido pela proficiência técnica das equipes envolvidas e pela disponibilidade operacional dos meios: “Novamente a qualidade operacional dos recursos humanos, aliada ao meios operacionais do CLBI, garantiram a segurança e o pleno sucesso da Operação”.

O Gerente do Projeto Estratégico ASTROS 2020, General de Brigada José Júlio Dias Barreto, também ressaltou a importância do trabalho conjunto. “Sem dúvida, a parceria entre o CLBI e a AVIBRAS promove condições logísticas, operacionais e de segurança ideais para o êxito nos processos de avaliação, desenvolvimento e execução de sistemas e equipamentos em desenvolvimento pela empresa brasileira dentro do ASTROS 2020", disse.