FORMATURA

No Nordeste e Sudeste, FAB forma novos soldados

Os militares atuarão na segurança e defesa das unidades FAB
Publicada em: 12/07/2016 10:00
Imprimir
Fonte: CLA e III COMAR
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

A Força Aérea Brasileira formou, nos dias 6 e 7 de julho, mais de 220 novos soldados oriundos do serviço militar obrigatório. O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, e o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Rio de Janeiro (BINFAE-RJ) realizaram cerimônia militar de compromisso à Bandeira Nacional.

Maranhão - O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou na manhã de quinta-feira (07/07) a solenidade da primeira turma de soldados do ano de 2016. Ao todo, 19 recrutas se tornaram Soldados de Segunda Classe da FAB e passam a integrar o efetivo militar do Centro, responsável pelo lançamento e rastreios de engenhos aeroespaciais, situado no estado do Maranhão. Amigos e familiares dos novos soldados participaram da cerimônia realizada na Companhia de Infantaria da Aeronáutica Isolada (CINFAI), em Alcântara.

Os soldados prestaram compromisso à Bandeira Nacional, ratificando compromissos e deveres com a carreira militar e a Pátria. Após o canto do Hino Nacional, o primeiro colocado da Turma Raptores, Soldado Jorge Maycon Amorim Medeiros e o destaque militar, Soldado Edivaldo de Jesus Silva Filho, receberam do Vice-Diretor do CLA certificados de premiação.

Para José Maria Medeiros, pai do Soldado Maycon, o momento foi marcante. "É muito orgulho pra mim e pra toda família ter um filho aqui na Força Aérea. Passa um filme pela cabeça e aquela emoção na hora do desfile, relembrando o momento em que eu também recebi o brevê em minha formatura”, afirma o 2º Sargento Medeiros, que serve na Polícia Militar do Maranhão (PMMA) há 28 anos.

Amigos e familiares fixaram as insígnias na farda dos novos militares, que depois desfilaram em continência à Bandeira Nacional. Em seu discurso, o Diretor do CLA, Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, relembrou a trajetória da Turma Raptores. “Nesses últimos quatro meses foi um desafio diário torná-los aptos a desempenharem com desenvoltura as atividades de guarda e segurança de nossas instalações. Foram 120 dias de intenso treinamento, dedicação, aprendizagem e superação, por fim, o sétimo dia do mês de julho marca a vitória de cada um, que remete a transição de recrutas para soldados”.


Rio de Janeiro – O Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Rio de Janeiro (BINFAE-RJ) formou 208 soldados na terça-feira (06/07), em cerimônia de compromisso à Bandeira Nacional realizada no pátio do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR). Os militares atuarão na segurança e defesa das unidades do Rio de Janeiro.

A formatura foi presidida pelo Comandante do III COMAR, Major Brigadeiro do Ar José Euclides da Silva Gonçalves. Os formandos apresentaram um diferencial na Ordem Unida e também entoaram a canção do BINFAE-RJ.

Uma das instruções ministrada aos jovens foi o Exercício de Campanha, que colocou os recrutas à prova durante o curso de formação. Os 208 formandos permaneceram acampados, com a finalidade de aprender técnicas de sobrevivência, maneabilidade e progressão no terreno e marchas.

Nesse curso se destacaram os Soldados Maurício dos Santos Silva, primeiro colocado da turma, e João Pedro Barbosa dos Santos Silva, eleito pelos companheiros de turma e instrutores como “Soldado Padrão”, pela sua exemplar conduta militar e espírito de corpo.

Durante a cerimônia militar o Comandante do III COMAR deu as boas-vindas aos novos militares e lembrou do momento em que as atenções de todo o mundo estão voltadas para o Rio de Janeiro. “A poucos dias inicia-se os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, um sonho de milhares de brasileiros, e a Aeronáutica está presente para cumprir as missões delegadas a ela, como o controle do espaço aéreo, a defesa e segurança das unidades e seus entorno e a recepção das delegações e chefes de estado nas nossas bases aéreas. A formação dos senhores também foi pensada nesse contexto, já que esperamos de vocês dedicação e comprometimento para guarnecer nossos quartéis no rio de janeiro, enquanto outros soldados, mais experientes, operam nas demandas dos jogos”, acrescentou o Major-Brigadeiro Euclides.

O Curso - O Curso de Formação de Soldados é o primeiro realizado pelos jovens incorporados por meio do serviço militar obrigatório. O objetivo é a preparação dos jovens civis recrutados para o Serviço Militar Inicial, formando Soldados de Segunda Classe da Aeronáutica e capacitando-os para o desempenho das atividades inerentes ao Grupamento do Serviço Militar do Quadro de Soldados (QSD).

A instrução ocorre uma vez a cada semestre e tem a duração de quatro meses. Durante o curso os jovens têm atividades nos campos do conhecimento, conduta militar, ordem unida, armamento, munição e tiro, segurança militar, hinos e canções, atividade de campanha, treinamento físico, entre outras atividades. Anualmente, mais de sete mil jovens em todo país ingressam na Força Aérea pelo recrutamento.