COOPERAÇÃO

Unidades assinam instrumento de cooperação em ensino e pesquisa logística

Durante o evento também foi discutida a criação do Laboratório de Engenharia Logística
Publicada em: 07/07/2016 15:16
Imprimir
Fonte: ITA/COMGAP, por Ten Sarah Nóbrega
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Iris Vasconcellos

Reitor do ITA e diretor do ILA assinam cooperação | S1 SiqueiraO Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) assinaram no dia 30 de junho um instrumento de cooperação em ensino e pesquisa logística. O contrato foi firmado em Guarulhos (SP).

O principal objetivo é aproximar as duas instituições de ensino para que possam trabalhar em conjunto no aprimoramento da capacidade logística da Força Aérea Brasileira (FAB).

Na assinatura, o ITA foi representado pelo reitor do instituto, o Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia; e o ILA, pelo Coronel Aviador Marcos Dias Marschall, diretor da unidade.

Também presente na assinatura do instrumento de cooperação, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, destacou a importância da engenharia logística e do instrumento de cooperação. “Essa assinatura formaliza as atividades que já acontecem nas áreas do ensino e da pesquisa, em particular na pesquisa em Logística, em prol da FAB, fazendo com que se desenvolvam cada vez mais”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Egito.

Laboratório de Engenharia Logística

No ITA, em São José dos Campos, interior paulista, está sendo criado o Laboratório de Engenharia Logística, o AeroLogLab-ITA, que atuará especificamente na área de logística aeronáutica. Segundo o Coronel Aviador Fernando Teixeira Mendes Abrahão, idealizador e responsável pelo projeto, o laboratório surgiu de uma necessidade de trabalhar uma logística específica para suportar sistemas complexos aeronáuticos, principalmente, relativos a suprimento e manutenção.

O AeroLogLab-ITA nasceu de uma parceria entre o ILA e a Universidade Técnica de Lulea (LTU), da Suécia. Por meio do laboratório, é possível entregar soluções de engenharia logística no contexto aeronáutico, promovendo ainda a inserção de base sólida e conceito de engenharia logística na formação dos profissionais engenheiros do ITA, civis e militares, tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Entre as visões do projeto destacam-se os estudos em profundidade e em áreas que atendam às necessidades do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), além do desenvolvimento de projetos com empresas que criaram os sistemas operados pelo Comando da Aeronáutica.

O projeto beneficia a indústria aeronáutica e a aviação civil, pois garantirá uma base sólida em engenharia logística, além de reduzir as incertezas e melhorar a capacitação dos envolvidos nos processos logísticos gerenciados pela FAB. A Força Aérea também contará, por meio do AeroLogLab-ITA, com a capacidade de formar mestres e doutores na área de logística do ITA.