CARREIRA

Cinco organizações militares da FAB formam 422 soldados

As formaturas ocorreram nas diversas regiões do País
Publicada em: 05/07/2016 08:00
Imprimir
Fonte: I COMAR/BACG/BAFL/BANT/BINFAE-RF
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

 | A Força Aérea Brasileira (FAB) formou 422 recrutas na 1ª Turma do Curso de Formação de Soldados (CFS) 2016 em cinco organizações militares. As cerimônias alusivas ao compromisso à Bandeira Nacional ocorreram quinta-feira (30/06) em Natal (RN), Recife (PE), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC) e Belém (PA).

O curso de formação durou cerca de quatro meses e os novos soldados tiveram formação peculiar ao campo militar, como instrução tática de combate, atividades de campanha e segurança e defesa da OM, além de valores e normas.

Veja como foi a formatura em cada localidade:

Natal (RN)

 | Além de prestar o compromisso, os 105 novos soldados desfilaram em continência ao Pavilhão Nacional e o primeiro colocado da turma, Soldado João Paulo Medeiros Macena, recebeu das mãos do Comandante da BANT, Coronel Aviador Antonio Santoro, um certificado de destaque.

"O que mais me marcou durante o curso foi a rotina pesada, mas que nos ensinou a ter disciplina e manter o foco. Chegar agora e ver que, apesar das dificuldades, das exigências principalmente na ordem unida, conseguimos realizar uma formatura bonita para os nossos familiares, me deixa muito alegre", destacou o Soldado Macena.

Em discurso, o Comandante da BANT, Coronel Antonio Santoro, ressaltou a satisfação de ver uma turma de novos soldados bem formados e demonstrando vibração, comprometimento e disciplina durante a cerimônia de formatura. “Tendo sempre a disciplina e a hierarquia, pilares da vida militar, como norte, eles alcançarão o sucesso e desejou muitas felicidades durante a vida na caserna”, afirmou o Coronel.

O nome da Turma Bessa e o grito de guerra foram criados em homenagem ao recruta Ruan da Silva Bessa, que faleceu em um acidente de moto durante o curso de formação. "Para uma tropa unida, quando um componente se desliga todos sentimos sua ausência, faz diferença. E é essa ausência que nossa turma sente quando entra em forma, como tropa. Por isso ficamos gratos e felizes de poder manter a lembrança dele nesse dia em que ele deveria estar se formando conosco", ressaltou o Soldado Bezerra, formando da Turma Bessa.

Recife (PE)

 | No Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Recife (BINFAE-RF) foram formados 156 recrutas. A solenidade militar, presidida pelo Prefeito de Aeronáutica de Recife (PARF), Coronel Intendente Alexandre Aldir Soares Paes, contou com a presença do efetivo do Batalhão Guararapes além de autoridades civis e militares, além de familiares.

“O juramento à bandeira significa um compromisso irrevogável de defender a Pátria com o sacrifício da própria vida. Não se esqueçam jamais deste compromisso que assumiram de morrer pela Pátria se preciso for, pois é ele que nos distingue de qualquer outra classe de brasileiro”, ressaltou o comandante do BINFAE-RF, Major João Francisco da Silva Junior.

Campo Grande (MS)

 | Na Base Aérea de Campo Grande (BACG) 43 novos soldados realizaram o compromisso à Bandeira Nacional. A solenidade foi presidida pelo Comandante da BACG, Tenente-Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça, e contou com a presença de convidados e familiares dos formandos.

“Os senhores são homens de valor. Porque com coragem e determinação superaram todas as suas preocupações, suas maiores ansiedades e todos os medos”, ressaltou o Comandante da BACG, Tenente-Coronel Daniel.

O Soldado Marcos de Oliveira Celestino destacou-se como Soldado Padrão, por ter apresentado, durante o período de curso, uma excelente conduta militar e o Soldado Ramon Santos Ferreira foi o Primeiro Colocado da Turma Carcará, por ter obtido a maior média final do curso.

Florianópolis (SC)

 | A Base Aérea de Florianópolis (BAFL) formou 53 soldados. A solenidade foi realizada no pátio do Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º GAV) e presidida pelo Comandante da BAFL, Tenente-Coronel Antonio Ferreira de Lima Júnior. O Soldado Marcos Rodrigo Silveira Filho foi o primeiro colocado da turma e o Soldado Leonardo da Silva Dapont foi eleito Soldado Padrão.

Em seu discurso, o Comandante da BAFL enfatizou a importância do ato de servir à Pátria, por meio do serviço militar, como ato de civilidade e patriotismo. “Também destaco os preceitos de coragem, lealdade e honra além da adoção de atitudes corretas em todos os momentos, no quartel e na vida civil”, complementou.

Belém (PA)

A cerimônia militar de formatura dos novos 65 soldados em Belém foi presidida pelo Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) e Presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), e contou com a presença de Comandantes de Unidades da Guarnição de Aeronáutica de Belém e de convidados dos formandos.

Primeiro lugar e soldado padrão em destaque | CB N FariasO Comandante do I COMAR entregou um prêmio ao Soldado Miguel Leal, que conquistou as duas maiores colocações no grupo: o primeiro lugar, por notas de avaliação, e a escolha como soldado padrão, eleito por colegas e instrutores. “Foi muito difícil. Agradeço à FAB por ter me escolhido e por ter me ensinado tanto. Quando vi que valia a pena, passei a me dedicar mais e estou aqui. Agora é continuar estudando para crescer na carreira. Hoje é só o início”, declarou.

Em seu discurso, o Comandante do I COMAR parabenizou os novos militares. “É difícil segurar a emoção ao vê-los com tanta vibração. Honrem seu juramento e sonhem mais alto. Aprendam, dediquem-se ao trabalho, aos estudos e façam sempre o seu melhor”, ressaltou.

O Comandante do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Belém (BINFAE-BE), Tenente-Coronel de Infantaria Geovanine de Oliveira Barbosa, também deixou sua mensagem. “Todos estão orgulhosos ao vê-los aqui prontos para servir com amor ao Brasil e, em particular, à Amazônia. Não esqueçam o significado deste dia, para vocês e suas famílias, bem como todos os ensinamentos deste período de formação, que representam a chave para o crescimento pessoal e profissional”, acrescentou o Comandante do chamado “Batalhão Marajó”.