CIVISMO

Santos Dumont é homenageado em evento de troca da Bandeira Nacional

A solenidade ocorre todo primeiro domingo do mês em forma de rodízio com outras instituições
Publicada em: 03/07/2016 11:12
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Iris Vasconcellos

 | Um dia especial. É assim que o brasiliense que mora na Espanha há 20 anos, Einstein Fiuza, definiu a solenidade de troca da Bandeira Nacional realizada neste domingo (03/07) na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). A cerimônia organizada esse mês pela Força Aérea Brasileira homenageou Alberto Santos Dumont, que completaria em julho 143 anos.

De férias com a família no Brasil, Einstein fez questão de incluir a solenidade de troca da Bandeira na programação e levou os dois filhos e a esposa espanhola, Isabel Delgado. “Eu gosto muito do Brasil, e toda vez que venho para cá, faço questão de conhecer o dia-a-dia do brasileiro. Achei a solenidade muito linda, muito especial”, declarou Isabel.

 | De acordo com o Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR) – unidade responsável pela organização da solenidade - , Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, essa cerimônia cívico-militar carrega um grande simbolismo, e, nesse caso, foi a oportunidade de explicar aos brasileiros a importância de Santos Dumont.

“Nós temos a chance de disseminar o que esse herói brasileiro fez pelo País, como os seus inventos e renúncia por patentes, o que demonstra seu altruísmo”, declarou o Major-Brigadeiro Mesquita.

 | Cerca de 150 oficiais, sargentos e soldados da FAB participaram da cerimônia que foi presenciada por um público de militares e civis. A biomédica Maria Tereza Izac Pinto foi pela primeira vez à solenidade incentivada por uma amiga que é militar da FAB. “Fiquei muito feliz de poder presenciar a cerimônia que traz um sentimento bom de civilidade”, destacou.

 | A troca da Bandeira é também o momento de mostrar para as crianças como são as reuniões militares e a importância do símbolo nacional. O Policial Militar Edmilson Serafim leva todo mês uma turma do colégio Guarda Mirim Serafim, localizado em Águas Lindas (GO), para ensinar essas lições aos estudantes.

Uma das alunas, a pequena Emille Maria Carlos Lima já foi à cerimônia duas vezes. “Eu acho muito bonito e emocionante”, ressaltou.

 | Maior Bandeira do Brasil
Com uma área total de 280 m² e
peso de aproximadamente 90 kg, a Bandeira Nacional da Praça dos Três Poderes é arriada mensalmente, quando o pavilhão substituído desce após a nova bandeira chegar ao topo do mastro de 110 metros de altura. Todos os meses, Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros se revezam na condução da cerimônia, que ocorre desde 1973.

imagens/original/30099/160703bat4075(c)bruno_batista.jpg