SEGURANÇA DE VOO

Futuros biólogos participam de atividade de risco de fauna no Esquadrão Orungan

Alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz tiveram disciplina voltada para os perigos de animais e aeronaves em um mesmo ambiente
Publicada em: 29/06/2016 14:30
Imprimir
Fonte: 1°/7° GAV
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

Biologia & Segurança de voo | 1T KaêO que a biologia tem a ver com segurança operacional? Esses assuntos podem parecer distantes, mas para 20 alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) que visitaram, no dia 18 de junho, o Esquadrão Orungan (1º/7º GAV), essa ligação já parece mais provável. A ida à unidade aérea localizada em Salvador (BA) fez parte da atividade de campo da disciplina de animais silvestres da UESC. Os alunos além de assistir às aulas sobre Risco de Fauna e Falcoaria, também conheceram mais sobre o trabalho do esquadrão, identificando pontos em comum entre a biologia e as atividade de prevenção, voltadas para os perigos de animais e aeronaves em um mesmo ambiente.

A atividade foi planejada e conduzida pelo biólogo Weber Galvão Novaes, mestre em zoologia e doutor em ecologia que hoje atua na área de risco de fauna e contou com a participação do grupo Spizaetus Ambiental, que desenvolve atividades na área de falcoaria, importante ferramenta de manejo de aves nos aeródromos. O grupo também fez uma demonstração prática de falcoaria.

O risco de fauna é área de atuação de diversas disciplinas incluindo a biologia, em que por meio do levantamento de dados de uma determinada espécie pode-se encontrar a melhor ferramenta, ou formas de manejo, para que a fauna característica de alguma localidade não apresente um risco às atividades desempenhadas dentro de uma área operacional.

 | Esquadrão OrunganA atividade direcionada aos estudantes chamou atenção dos militares da unidade também. "Sempre gostei de aves de rapina e apesar de trabalhar na área operacional, nunca imaginei que aves, especialmente falcões, poderiam ajudar na segurança de operacional, já penso até em fazer um curso de falcoaria", disse o Soldado Pedro Lima.

Sons do mar - Os estudantes também tiveram a oportunidade de visitar a aeronave P-3AM Orion operada pelo Esquadrão Orungan. Durante a visita a aeronave, a estudante Evelyn Faroes ficou impressionada ao saber que as sonoboias, equipamentos lançados pela aeronave em missões antissubmarino, possuem hidrofones capazes de detectar ruídos produzidos não só por submarinos, mas também por animais como baleias e crustáceos. "Interessante saber que existem coisas em comum com a minha atividade, na área da biologia e na atividade militar, acho que podemos no futuro utilizar esses dados para pesquisas com esses animais", enfatizou a estudante.