OPERACIONAL

Esquadrão Orungan participa da Operação Tropicalex

O esquadrão cumpriu dois eventos em 11h de voo
Publicada em: 28/06/2016 15:00
Imprimir
Fonte: 1°/7° GAV
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

 | O Esquadrão Orungan (1°/7° GAV), sediado em Salvador, participou da Operação “TROPICALEX”, no dia 21 de junho. O objetivo foi estreitar a interoperacionalidade entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha do Brasil (MB), bem como formar operadores e instrutores dos sensores da aeronave P-3AM Orion.

O Esquadrão cumpriu as Missões de Antissubmarino e Patrulha Marítima e tinha como propósito proteger, em um primeiro momento, o trânsito da Força Naval (FN) de uma ameaça submarina. Nessa fase, com duração de 5h, a aeronave P-3AM foi empregada em missões de apoio à FN na busca ao submarino inimigo, e a tripulação pode empregar táticas de busca passiva e ativa utilizando sonobóias.

Em um segundo momento, a aeronave foi empregada em apoio a FN utilizando técnicas de esclarecimento de área, em que um navio de patrulha oceânica (NPaOc) P-121 fez às vezes de inimigo. Nessa fase todos os contatos de superfície foram identificados utilizando os modernos sensores da aeronave. O figurativo inimigo naval foi neutralizado graças ao nível de adestramento da tripulação que o identificou corretamente e passou a informação para a Fragata F-42 Constituição que realizou o ataque simulado.

 | Durante todo o tempo na área de treinamento, realizado a 90NM ao Sul de Cabo Frio (RJ), a aeronave quadrimotora realizou o voo com três motores em funcionamento para garantir uma maior autonomia e, consequentemente, maior tempo na área de missão.

“Esse treinamento é da mais válida importância para a manutenção da operacionalidade das equipagens de patrulha do 1°/7° GAV, bem como para o adestramento da esquadra”, ressaltou o Capitão Aviador Roberto da Silveira Gomes, um dos pilotos da aeronave P-3AM.