ENSINO

Centro de Lançamento de Alcântara inaugura novas instalações da Escola Caminho das Estrelas

Local atende mais de cem crianças, de 7 a 14 anos, no ensino fundamental
Publicada em: 25/06/2016 08:00
Imprimir
Fonte: CLA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Evellyn Abelha

Canto do Hino Nacional Brasileiro  Sd LOPES COELHO/CLAO Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) inaugurou na terça-feira (21/06) as novas instalações da Escola Caminho das Estrelas (ECE). A Escola funciona dentro das instalações da unidade da Força Aérea Brasileira, localizada no Maranhão, e contempla o ensino fundamental para mais de cem crianças de 7 a 14 anos, entre dependentes dos militares, servidores do Centro e a população local. Construída conforme o projeto padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a escola foi financiada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), principal parceira do CLA, com o propósito de contribuir com a educação de base do município de Alcântara.

“A Escola Caminho das Estrelas possui uma importância estratégica para CLA, pois ao propiciar a formação educacional de qualidade para as crianças, cria condições para que os militares e civis sintam a segurança de que seus filhos estão sendo bem formados e educados para o futuro. Além disso, estreita os vínculos do CLA com a comunidade de Alcântara. Com esse novo suporte à educação, temos a certeza de estarmos cumprindo a missão do Centro e contribuindo para a formação de futuros cidadãos para a sociedade”, destacou o Diretor do CLA, Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira.

Descerramento de placa da nova ECE  Sd RODRIGO/CLADurante a cerimônia de inauguração, os alunos cantaram o Hino Nacional Brasileiro e também da cidade de Alcântara. Após o descerramento da placa foi feita uma visita pelas instalações da escola.

A solenidade contou com a presença do Comandante Geral do Pessoal (COMGEP) e Diretor do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral; do Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá; do Secretário-Executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Elton Santa Fé Zacarias; e do Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho.

Laboratório de Informática  Sd RODRIGO/CLAPara o Diretor do DEPENS, Tenente-Brigadeiro Bermudez, a escola faz parte de um planejamento de sucesso para fortificar o sistema de ensino em Alcântara e permitir melhores condições para o aprendizado e infraestrutura para alunos e professores.

A nova ECE conta com 12 salas de aula separadas em 3 blocos de 4 salas, cozinha, pátio coberto, quadra poliesportiva, vestiário, salas administrativas, biblioteca, auditório multiuso, laboratório de informática e de ciências, sala do grêmio e sala dos professores. A estrutura é capaz de atender uma demanda de até 400 alunos.