HOMENAGEM

Chefe do Estado-Maior da USAF recebe Ordem do Mérito Aeronáutico

A cerimônia foi realizada na Embaixada do Brasil nos Estados Unidos
Publicada em: 23/06/2016 16:40
Imprimir
Fonte: Adidância EUA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Emília Maria

  A Adidância Brasileira de Defesa e Aeronáutica nos Estados Unidos realizou a entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) ao Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Americana (USAF), General Mark Anthony Welsh III. A imposição da comenda foi realizada pelo ex-ministro de Relações Exteriores e embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Luiz Alberto Figueiredo Machado, em cerimônia realizada na segunda-feira (20/06).

O General Welsh, oficial-general mais antigo da Força Aérea Americana, ocupa o cargo de Chefe do Estado-Maior desde 2012. Na USAF, o cargo de Chefe do Estado-Maior é equivalente ao de comandante de uma força armada no Brasil, sendo o responsável pela organização e preparo da maior Força Aérea da atualidade.

A homenagem à USAF foi motivada pelo reconhecimento do Comando da Aeronáutica pela cooperação em diversas áreas, como intercâmbios na área de ensino, doutrina e operacional.

  Em seu discurso, o general norte-americano expressou o agradecimento e o orgulho pelo recebimento da comenda. O militar afirmou que o evento vem ao encontro da estreita relação estabelecida entre as forças aéreas de ambos os países. Welsh relembrou, também, o destacado papel do Brasil no cenário sul-americano e a importância da consolidação das parcerias em andamento entre a FAB e a USAF.

A solenidade foi realizada nas dependências da Embaixada do Brasil e contou com a presença do Adido de Defesa e Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Jefson Borges; do Chefe da Representação Brasileira na Junta Interamericana de Defesa, Brigadeiro do Ar Osmar Lootens Machado; de adidos militares e civis lotados na embaixada, bem como de autoridades da Força Aérea Americana.