INTERCÂMBIO

Hospital de campanha é tema de intercâmbio entre FAB e Força Aérea Americana

Objetivo foi a troca de informações sobre o tema entre médicos, enfermeiros e pilotos
Publicada em: 24/06/2016 08:00
Imprimir
Fonte: HAAF
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Evellyn Abelha

Intercambio_USAF_E_FAB_2016_2  Ten PadulaA Força Aérea Brasileira e 12ª Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF) realizaram, no Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), o evento Intercâmbio de Especialistas em Hospitais de Campanha. O objetivo foi a troca de informações sobre o assunto e também a discussão sobre Evacuação Aeromédica (EVAM), tanto para os casos de feridos em combate ou vítimas de desastres naturais e ataques terroristas. Realizado nos dias 14, 15 e 16 de junho, o intercâmbio contou com a participação de médicos, enfermeiros e pilotos.

Foram abordados assuntos como Interoperabilidade de Organizações Intergovernamentais; Apoio Médico e Treinamento de Pessoal para Hospitais de Campanha; Operações Conjuntas de Evacuação Aeromédica incluindo Preparo de Pacientes em Rota; e Apoio Logístico.

Para o Comandante do Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB, Major Médico Rodolfo José Seraphico de Souza Siqueira, a interação traz novos conhecimentos. “Esse encontro nos permitiu a possibilidade de conhecer doutrinas organizacionais e protocolos operacionais resultantes de experiências adquiridas ao longo de muitos anos de atividades, entre outros aspectos extremamente positivos”, explicou. O militar destaca ainda que o intercâmbio favorece a inovação, o crescimento profissional, as parcerias entre comandos militares e o desenvolvimento científico da medicina operacional voltada para as ações em combate e a excelência em prol da FAB.