SOCIAL

Centro de Lançamento de Alcântara promove ação cívico-social no Maranhão

População foi atendida por médicos e dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos
Publicada em: 23/06/2016 11:00
Imprimir
Fonte: CLA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

Atendimento odontológico durante ACISO  Sd RODRIGO/ CLAO Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou, na última segunda-feira (21/06), ação cívico-social (ACISO) na comunidade Marudá, localizada há cerca de 15 quilômetros da organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB), situada na península alcantarense. A atividade contou com a participação de assistente social, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeuta, fonoaudióloga, médicos, psicólogas e outros profissionais de saúde pertencentes ao efetivo do CLA. Agentes municipais de saúde também participaram da ACISO. A Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA) enviou advogados para prestar assistência jurídica à comunidade durante a ação. Ao longo da ação aproximadamente 350 pessoas foram atendidas.

Todos os atendidos após triagem com aferição de pressão arterial e outras condições clínicas eram encaminhados para consulta médica ou atendimento especializado em fonoaudiologia, fisioterapia, odontologia ou psicologia. Ainda foi oferecido ao público presente exercíci
os ergonométricos para uma melhor postura corporal. A equipe de psicologia ministrou palestra de combate e prevenção às drogas voltada para os adolescentes. Mais de 300 peças de roupas, entre artigos infantis e adultas, doadas pelo efetivo do CLA foram distribuídas aos participantes da ACISO.

Paciente em triagem de pressão arterial  Sd RODRIGO/ CLAGraduados da Seção Mobilizadora (SMOB) apresentaram informações aos jovens em fase de alistamento militar sobre as etapas de todo processo, além de outras maneiras de ingresso na FAB e nas demais Forças. “É extremamente importante estarmos próximos das comunidades do nosso entorno e as ações cívico-sociais são uma maneira de interagirmos e levarmos serviços especializados nas áreas de saúde, assistência social e apoio jurídico que facilitam e muito a vida das pessoas atendidas”, explica o Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira.

A agrovila do Marudá é uma das sete comunidades agrícolas construídas na década de 1980 pelo então Ministério da Aeronáutica, por ocasião da implantação da organização militar da FAB, responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais, na península alcantarense, no estado do Maranhão.

Assista ao FAB em Ação e conheça as atividades do Centro de Lançamento de Alcântara: