FUMAÇA

Mais de 55 mil pessoas assistem às demonstrações da Esquadrilha

Público nos dois eventos superou expectativa dos organizadores
Publicada em: 20/06/2016 12:48
Imprimir
Fonte: EDA, por Tenente Flávia Cocate
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jussara Peccini

  EDA   EDAMais de 55 mil pessoas assistiram às demonstrações aéreas da Esquadrilha da Fumaça realizadas neste fim de semana (18 e 19/06) nas cidades de Dourados (MS) e Votuporanga (SP), respectivamente. Cada apresentação de 35 minutos contou com 50 manobras no ar.

“Para nós, é muito gratificante ter realizado essas demonstrações nas duas cidades. Dourados é o segundo município mais populoso de Mato Grosso do Sul e em Votuporanga nossa apresentação abriu as comemorações do aniversário da cidade, além de ser a terra natal de um dos nossos pilotos. É um orgulho poder levar um pouco do trabalho da Força Aérea Brasileira para todas essas pessoas", afirma o Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas, Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).

Mais de 25 mil pessoas foram ver as manobras das sete aeronaves A-29 Super-Tucano. A apresentação abriu a programação do aniversário de 79 anos de Votuporanga. A cidade, localizada no noroeste de São Paulo, tem pouco mais de 90 mil habitantes.

A operadora de caixa Larissa Barret achou maravilhosa a apresentação. Foi a terceira oportunidade de ver as acrobacias da Fumaça. "Espero que eles voltem logo, pois gostaria de ver muito mais vezes. É muito emocionante poder ver a manobra Coração, inclusive, dedicada à nossa cidade", declarou.

  EDAPara o votuporanguense e piloto #3 da Esquadrilha, Tenente Lucas Yoshida, foi um dia de muitas emoções. O militar acompanhou, pela primeira vez, sua cidade receber uma demonstração. “É muito emocionante poder assistir à Fumaça ao lado da minha família e de vários amigos da minha cidade. Dessa forma, pude incentivar um pouco mais os jovens daqui a seguirem também a carreira militar e, quem sabe, na própria Força Aérea Brasileira", afirmou Yoshida, que foi o locutor da apresentação.

Nesta segunda-feira (20/06), o Tenente Yoshida falou sobre formas de ingresso na Força Aérea Brasileira (FAB), contou a história da Fumaça e relatou como é o trabalho da equipe a cerca de 150 jovens com idades entre 15 e 18 anos das escolas públicas de Votuporanga.

No sábado (18), a apresentação realizada em Dourados (MS) reuniu 30 mil pessoas para celebrar os 50 anos do Aeroclube Municipal. Entre a multidão que se aglomerou para ver as manobras estava o pintor Geovanne Lopes Melo. Foi a primeira vez que ele assistiu a uma apresentação da Fumaça e o Coração desenhado nos céus ficará marcado na memória. "As acrobacias são extraordinárias. Nós, brasileiros, temos muito orgulho ao assistir às acrobacias desse nível tão perfeito. Parabéns!", contou ao final do espetáculo.

Agenda das próximas demonstrações aéreas da Esquadrilha da Fumaça:

Sábado (25/06) – Monte Azul Paulista (SP), às 16h, na Arena Municipal.

Domingo (26/06) – Pirangi (SP), às 15h30, próximo ao ginásio municipal.