DEBATE

Universidade da Força Aérea realiza II Seminário Internacional de Planejamento Estratégico

Evento deve reunir cerca de 500 pessoas no Rio de Janeiro
Publicada em: 17/06/2016 08:00
Imprimir
Fonte: UNIFA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávio Nishimori

  A Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, realiza, na próxima sexta-feira (17/06), a partir das 9 horas, o II Seminário Internacional de Planejamento Estratégico de Defesa Nacional.

O evento, organizado pelo Centro de Estudos Estratégicos da UNIFA (CEE-UNIFA), contará com palestrantes de renome mundial, que irão contribuir com discussões e reflexões relativas às questões geopolíticas e históricas do Brasil.

Na programação constam temas como a história do planejamento estratégico brasileiro, o planejamento estratégico da Aeronáutica e o conhecimento como projeção de poder. Também serão abordados assuntos como as questões sobre o espaço e sua exploração, os novos atores econômicos globais e as perspectivas geradas pela economia global em programas de Defesa em países asiáticos. 

Um dos destaques do simpósio é o professor Bolívar Lamounier, doutor em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, Los Angeles. O palestrante foi fundador e primeiro diretor-presidente do Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo (Idesp), um dos principais órgãos de pesquisa sócio-política do Brasil, onde permanece como pesquisador sênior e diretor de pesquisa. Ele fará uma explanação sobre "A Influência do Patrimonialismo no Planejamento Estratégico Nacional".

“A expectativa é de que cerca de 500 pessoas participem do seminário. A principal finalidade desse encontro é proporcionar aos oficiais de alto nível o acesso aos maiores pensadores das áreas de política, história e economia”, explica o Coronel Ricardo Wagner Roquetti, coordenador-geral do simpósio. “Ao mesmo tempo, é uma forma de contribuir para que a UNIFA atinja níveis de excelência dentro da comunidade nacional e internacional”, complementa o Coronel Roquetti.

Veja aqui a programação completa

Serviço:
Centro de Estudos Estratégicos - CEE
Telefone: (21) 2157 2282 - Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 16h
Site: www.unifa.aer.mil.br
e-mail: [email protected]