AJUDA HUMANITÁRIA

FAB transporta recém-nascido com suspeita de doença de deformidade óssea

Traslado foi realizado de Tabatinga para Manaus
Publicada em: 09/06/2016 19:17
Imprimir
Fonte: VII COMAR
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávio Nishimori

Uma aeronave C-97 da Força Aérea Brasileira (FAB), do Esquadrão Cobra, realizou, nesta quinta-feira (09/06), o transporte aeromédico de um bebê indígena, de apenas oito dias, com suspeita de ser portador de osteogenesis imperfecta, doença que causa deformidade óssea. Toda a missão foi acompanhada pelo Coronel-Médico ortopedista Laerte Lobato de Moraes, diretor do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE).

O bebê, pertencente a uma comunidade indígena do Alto Solimões, distante 1.100 km de Manaus, foi trasladado de Tabatinga para Manaus durante uma missão de inspeção da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA). 

O traslado foi solicitado pelo Distrito de Saúde Indígena do Alto Solimões. A criança, que esperava pelo transporte há dois dias, precisou ser removida para a capital amazonense a fim de concluir a investigação da doença e receber tratamento especializado.

"Após a devida avaliação do caso e coordenação, que envolveu o Sétimo Serviço Regional de Saúde (SERSA 7), decidiu-se pela remoção da criança, pois a permanência no local, que é desprovido de meios necessários de investigação, certamente culminaria com a falta de tratamento e o densenvolvimento de possíveis sequelas", ressalta o Tenente-Médico Waldyr Moysés de Oliveira junior, do SERSA 7.