ESPORTE

Alunos do PROFESP da BASV têm bons resultados em Campeonato de Orientação

Entre 40 participantes, oito classificações foram dos integrantes do Progama Forças no Esporte
Publicada em: 09/06/2016 15:35
Imprimir
Fonte: BASV
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

Troféus anteriores  S2 GalisaCrianças do Programa Forças no Esporte (PROFESP), da Base Aérea de Salvador (BASV), se destacaram na II etapa do Campeonato Baiano de Corrida de Orientação, realizado em Feira de Santana (BA) no domingo (05/06).

Na disputa entre 40 crianças, 8 classificações foram conquistadas pelos participantes do PROFESP.

Na categoria feminina 12 anos se classificaram Suzane Brito (1º) e Alana de Souza (2º). Maria Eduarda Barreto (2º) e Carina Chagas (3º) subiram ao pódio na categoria feminina 14 anos. Na categoria masculino 12 anos, Reinan Carvalho ficou em primeiro lugar. E Alessandro dos Santos (1º), Jônatas Silva (2º) e Josep Carvalho (3º) foram os vencedores na categoria masculino 14 anos.

“Eu só ficava em casa sem fazer nada, assistindo TV, não gostava de atividade física. Comecei a gostar da corrida de orientação porque me identifiquei mais nesse esporte”, conta Maria Eduarda.

Segundo a Coordenadora do PROFESP na BASV, Tenente-Coronel da Reserva Yara Nascimento de Souza, a próxima meta é incluir crianças de 9 anos no campeonato. “O resultado desta projeção externa funciona como espelho para as outras crianças”, ressalta a coordenadora.

Corrida de Orientação  S2 GalisaNesta modalidade esportiva, os participantes só recebem o mapa do itinerário na hora da prova e a partir de seus conhecimentos de simbologia e relevo, com o auxílio de uma bússola, procuram os pontos obrigatórios de passagem. Um sistema eletrônico faz a leitura do momento em que o atleta chega a cada ponto.

O treinador das crianças, Sargento Cássio Fernandes Silva dos Santos, do Batalhão de Infantaria da BASV, explica que a corrida de orientação é uma atividade com alto grau de dificuldade. “O que mais me chama atenção é a autoconfiança que eles desenvolveram. Quando recebem o mapa, já sabem muito bem o que devem fazer”, destaca.

Para o Comandante da BASV, Coronel Aviador Marcello Lobão Schiavo, o Programa Forças no Esporte traz diversos benefícios. “Além da inclusão social, as crianças começam a ter uma iniciação esportiva, no sentido de serem capazes de competir”, diz o Coronel.

A BASV iniciou sua participação no PROFESP em 2013 e atualmente atende 114 crianças de 7 a 12 anos, todos estudantes da rede pública municipal do município de Lauro de Freitas (BA).

imagens/original/29599/pódium.jpg