PROFESP

Base Aérea de Natal amplia atividades do Programa Forças no Esporte

Este ano os alunos realizam práticas esportivas, de reforço escolar e também de educação ambiental
Publicada em: 06/06/2016 12:10
Imprimir
Fonte: BANT
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

crianças em instrução militar  SCS BANTA Base Aérea de Natal (BANT) ampliou as atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e está atendendo 325 crianças e adolescentes, entre 07 e 17 anos de idade, de sete escolas da rede pública de ensino de Parnamirim, onde fica localizada a BANT. Além dos esportes e de reforço escolar, os alunos vão contar também com educação ambiental. “O maior objetivo é que o aluno seja um agente transformador do meio em que ele vive, que ele consiga conscientizar as pessoas que estão a volta dele e influenciá-las para que passem a cuidar do uso dos nossos recursos”, explica a coordenadora pedagógica do PROFESP, Tenente Pedagoga Aline Peroba Pitombeira.

crianças assistindo aula  SCS BANTOs alunos realizam atividades na BANT às terças, quartas e quintas-feiras, no contra-turno escolar. Para isso, o programa conta com cinco estagiários da área de educação, sendo quatro estudantes de pedagogia e uma estudante de licenciatura em matemática, contratada este ano. Além deles, 15 estagiários de educação física compõem a equipe responsável pelas atividades esportivas das crianças. Tudo é realizado em parceira com a Prefeitura de Parnamirim e instituições de ensino superior locais.

Para a Adjunta ao Coordenador Geral do Programa, Tenente Educadora Física Regina Schrotter Salviatto, o PROFESP auxilia na transformação do futuro das crianças e adolescentes beneficiários. "O Programa possibilita a esses meninos terem um horizonte diferente do que a realidade deles oferece. São mais oportunidades, vivências e experiências que vão fazer a diferença na formação deles", defende a militar, ao destacar que o Programa já formou esportistas que ganharam medalhas e subiram a pódios em competições desportivas nacionais.

Durante a aula inaugural, o Comandante da BANT, Coronel Aviador Antonio Santoro, destacou a importância de se educar os jovens para o futuro. Para os alunos do Programa, Coronel Santoro enfatizou a importância dos símbolos nacionais, a prática do civismo e do patriotismo e também do envolvimento da família no PROFESP BANT, dando continuidade aos ensinamentos adquiridos durante o período em que os alunos passam na Base Aérea.

Abertura Profesp  SCS BANTPROFESP - O programa é uma iniciativa do Ministério da Defesa e integra o Programa Estratégico do Governo Federal "Segundo Tempo", destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional. O objetivo é promover, por meio da prática esportiva e do reforço escolar, o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.