RIO 2016

Até o momento, 11 atletas da FAB já confirmaram presença nas Olimpíadas

Os sargentos disputarão as modalidades de atletismo, triatlo, arremesso de peso, ciclismo, tiro com arco e arremesso de disco
Publicada em: 01/06/2016 13:00
Imprimir
Fonte: CDA e Agência Força Aérea, por Tenente Flávio Nish

A pouco mais de dois meses para os Jogos Olímpicos Rio 2016, 11 militares da Força Aérea Brasileira (FAB) já estão confirmados na competição. Os atletas são das seguintes modalidades esportivas: atletismo, triatlo, arremesso de peso, ciclismo, tiro com arco e arremesso de disco.

O sargento Darlan Romani garantiu a vaga na prova de arremesso de peso durante a Etapa Dakar do IAAF World Challenge, no Senegal. O atleta conquistou a medalha de Prata ao alcançar a marca de 20,64m - superando os 20,50m exigidos pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF). “Viemos trabalhando duro desde 2010 para atingir o índice olímpico. Agora, as expectativas para os Jogos Olímpicos são as melhores, pois saí em busca de um sonho que agora é realidade, de representar o Brasil e a Força Aérea nas olimpíadas”, afirmou. 

A sargento Juliana Paula dos Santos atingiu o índice exigido pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) na prova de 3000m com obstáculos, com o tempo de 9:39:33, na Flanders Cup - Meeting de Oordegem, realizada na Bélgica (28/05). “Estou muito feliz por ter conseguido o índice olímpico e ainda bater o recorde sul-americano. Era uma competição forte, mas sabia que poderia conseguir o índice” disse Juliana, que fará outra competição na Europa, no próximo dia 6 de junho, antes de retornar aos treinos, no Brasil.

Já para o sargento Diogo Sclebin Costa Martins, o anúncio da definição de seu nome para compor a seleção brasileira de Triatlo teve um sabor especial. Esta é a segunda Olimpíada que o atleta vai disputar. O nome do militar foi anunciado (24/05) pela Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri).

“Estou muito feliz. O fato de ser a primeira olimpíada sul-americana vai ajudar muito, principalmente pelo calor. Nascemos e treinamos no Brasil, então estamos muito mais acostumados do que os europeus, que não tem acesso fácil às altas temperaturas”, explica o atleta da FAB.

Outros confirmados

Anteriormente, outros sargentos da FAB também já haviam confirmado a presença nas Olimpíadas. O maratonista Marilson Gomes dos Santos teve seu nome definido (11/05) pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Esta será a terceira participação do atleta em Olimpíadas. Marilson esteve nos Jogos de Pequim, em 2008, e de Londres, em 2012, onde terminou na quinta colocação.O corredor garantiu sua vaga por ter o melhor resultado entre os atletas brasileiros, 2h 11min, tempo obtido na Maratona de Hamburgo, na Alemanha, em abril de 2015.

No ciclismo, uma conquista muito comemorada foi a do sargento Gideoni Rodrigues Monteiro. Após 24 anos, o Brasil volta a disputar o ciclismo de pista (Omnium) nas Olimpíadas. O militar garantiu vaga na modalidade após obter o 18º lugar no Campeonato Mundial realizado em Londres, na Inglaterra, no início de março.

“Esse é um momento muito importante para o ciclismo brasileiro e estou muito feliz de ver o Brasil de volta aos Jogos Olímpicos. Vou me preparar da melhor forma possível para representar bem o País”, ressalta o militar.

No tiro, o coronel Julio Antonio de Souza e Almeida conquistou, durante o evento-teste do Centro Nacional de Tiro Esportivo, no Rio, a última vaga da seleção brasileira de tiro. O militar, que é ouro no Pan-Americano de Toronto e nos Jogos Mundiais Militares, na Coreia, ambos em 2015, compete nas categorias de pistola livre e de pistola de ar. "É uma alegria muito grande conquistar uma vaga olímpica. Agora é trabalhar sério e treinar pesado para ter condições de conquistar uma medalha", afirma.

A FAB também marca presença na competição de tiro com arco, com a presença dos sargentos Bernardo Oliveira, Daniel Xavier, Marina Canetta e Sarah Nikitin. Além disso, a sargento Fernanda Raquel Borges Martins participa da modalidade de lançamento de disco.

Acompanhe outras informações sobre a atuação da FAB no endereço eletrônico: https://www.fab.mil.br/rio2016/