SEGURANÇA DE VOO

Inscrições abertas para o estágio da instrução aérea em Curitiba (PR)

O Estágio é destinado a pilotos, instrutores de voo, membros da direção de aeroclubes, escolas e faculdades de ciências aeronáuticas
Publicada em: 07/06/2016 11:05
Imprimir
Fonte: SERIPA V
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

  Estão abertas até o dia 30 de junho as inscrições para a quinta edição do Estágio de Padronização da Instrução Aérea (EPIA), que acontecerá nos dias 6 e 7 de julho, no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), em Curitiba (PR). Promovido pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), o EPIA é destinado à participação de pilotos, instrutores de voo, membros da direção de aeroclubes, escolas e faculdades de ciências aeronáuticas. Para se inscrever, basta clicar aqui.

O estágio é uma oportunidade para disseminar assuntos relevantes para a aviação de instrução, bem como provocar mudanças de comportamentos, no sentido de incentivar a cultura de Segurança de Voo na preservação de vidas humanas. A proposta é focar no estágio mais básico que leva ao caminho da profissionalização das futuras tripulações da aviação brasileira.

Os investigadores do SERIPA V vão debater sobre preenchimento de ficha de voo, didática aplicada à instrução aérea, aerodinâmica e desempenho em aeronaves de baixa performance, legislação, erros mais comuns em acidentes ocorridos em voos de instrução, entre outros temas.

O julgamento de pilotagem, a instrução, a aplicação de comandos, a supervisão e o planejamento gerencial, de acordo com as estatísticas do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), estão entre os fatores contribuintes mais presentes nas investigações de ocorrências aeronáuticas.

Os aeroclubes e as escolas de aviação foram responsáveis por cerca de 60 ocorrências investigadas nos últimos cinco anos na Região Sul, superando os números da Aviação Agrícola e demais segmentos da Aviação Geral, segundo dados do SERIPA V.

O EPIA, que começou em 2015, já foi realizado duas vezes em Porto Alegre, uma em Florianópolis (SC) e Londrina (PR). Trata-se de um evento totalmente voltado para os problemas da aviação de instrução, no sentido de melhorar o desempenho entre instrutores e alunos que se preparam para ingressar na atividade aérea.

 

Serviço:
Evento: Estágio de Padronização da Instrução Aérea (EPIA)
Data: 6 e 7 de julho
Hora: 08h às 17h30h
Local: CINDACTA II (Av.Prefeito Erasto Gaertner, 1000 – Bacacheri), em Curitiba-PR.
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1QEDP4wfnlQ5Ta83CfCLIBgRebHylnUy21J-3lEDwf50/viewform?c=0&w=1
Informações: email [email protected] ou pelo telefone: (51) 3462-1333