TRÁFEGO AÉREO

Aeroporto Internacional de Salvador ganha nova torre de controle

A capital soteropolitana tem o maior movimento de tráfego aéreo do Nordeste
Publicada em: 31/05/2016 15:45
Imprimir
Fonte: BASV
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Iris Vasconcellos

  A Força Aérea Brasileira (FAB) inaugurou, nesta terça-feira (31/05), a nova torre de controle do Aeroporto Internacional de Salvador. O local, administrado pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV), tem equipamentos mais modernos e vai possibilitar melhor visualização das áreas de circulação de aeronaves, além do aprimoramento no controle do espaço aéreo na região.

A inauguração da nova estrutura da torre de controle, que agora é a segunda mais alta do Brasil (66 metros), é uma das etapas de preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A capital soteropolitana vai sediar dez jogos do torneio de futebol.

Segundo o Comandante da Base Aérea de Salvador (BASV), Coronel Aviador Marcello Lobão Schiavo, com o advento dos Jogos Olímpicos, a frequência de pousos e decolagens aumentará ainda mais. “Essa nova estrutura e seus equipamentos modernos garantirão ainda mais segurança aos passageiros e melhores condições de trabalho aos controladores de voo da cidade”, afirma o Coronel.

TB Aquino e Cap Drumond descerram a placa de inaug  Cb JonesSalvador possui o maior tráfego aéreo da região nordeste, com, aproximadamente, 105.000 aeronaves controladas durante o ano. A quantidade de aviões pousando e decolando coloca Salvador na 8ª colocação no ranking nacional de aeroportos no quesito movimento de passageiros.

De acordo com o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk De Aquino, a nova torre traz aspectos positivos para a cidade e para os passageiros. “Esse novo empreendimento permitirá uma maior segurança e fluidez nos pousos e decolagens no Aeroporto de Salvador, gerando maior pontualidade e economia nas operações aéreas”, destacou.