OPERACIONAL

Sargento Bombeiro é destaque na área de contra incêndio em aeroporto de Cumbica (SP)

Militar da Base Aérea de São Paulo comanda uma equipe de 20 homens
Publicada em: 01/06/2016 08:50
Imprimir
Fonte: BASP
Edição: Tenente Cynthia Fernandes

Seção de Combate a Incêndio  Autor_S1 SIQUEIRA
Orgulho. Esse é o sentimento da Terceiro Sargento Roberta Luzia Alves de So
uza Vasconcelos assim que, aos 23 anos, assumiu o posto de Chefe da Equipe de Bombeiros do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP). A militar da Força Aérea Brasileira (FAB) é a primeira mulher do Brasil a assumir a função em aeródromos com nível de proteção contra incêndio requerido grau 10, o mais alto nível previsto na regulamentação da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Em Operação  Autor_S1 SIQUEIRA

“Estou muito feliz de estar aqui e ser a primeira mulher a tirar chefe de equipe”, afirma a sargento. A graduada é responsável por comandar cerca de 20 homens da equipe no atendimento às emergências aeroportuárias do maior aeroporto em volume de operações do País e do Hemisfério Sul.

O Serviço de Proteção e Combate a Incêndio (SESCINC), do Aeroporto Internacional de Cumbica, é provido pela Companhia Contra Incêndio da Base Aérea de São Paulo (BASP). A unidade está localizada dentro do sítio aeroportuário, com o objetivo de atingir o tempo-resposta para atendimento não superior a três minutos, em qualquer área de movimentação de aeronaves.

A militar, natural do Rio de Janeiro, afirma que escolheu esta profissão motivada pelas palestras ministradas durante sua formação na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), em 2014. “Eu pretendo continuar na FAB, seguir carreira, me aprimorar, adquirir conhecimento e um dia ser como os militares que eu tenho como exemplo”, acrescenta.

Saiba mais sobre a carreira do especialista bombeiro da FAB

imagens/original/29415/seção de combate a incêndio.jpg