FUMAÇA

Esquadrão de Demonstração Aérea se apresenta para quase 30 mil pessoas em três cidades

As demostrações ocorreram em São José do Rio Preto (SP), Marília (SP) e Cascavel (PR)
Publicada em: 30/05/2016 14:56
Imprimir
Fonte: EDA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

Demonstração em Marília  EDACerca de 10 mil pessoas assistiram à demonstração da Esquadrilha da Fumaça nesse domingo (29/05), em São José do Rio Preto (SP). Com essa apresentação, a esquadrilha fechou a missão pelo Paraná e São Paulo, contemplando duas outras cidades: Cascavel (PR) e Marília (SP), e um público total de cerca de 29 mil pessoas.

Muito feliz após assistir à demonstração em São José do Rio Preto, a fisioterapeuta Márcia Cristina Pereira afirmou que é a segunda vez que prestigia a Fumaça. “Acho as acrobacias maravilhosas e impressionantes. Parece que é muito arriscado nos momento de cruzamento dos aviões, e isso encanta muito a todos nós”, revelou.

A moradora de Catanduva (SP), Elisandra Travagini, viajou para São José do Rio Preto, distante 59 km, só para levar seu filho de 1 ano e 8 meses, Pedro Henrique Ramos, para a apresentação.

“Ele adora ver aviões. Tenho que ir quase todos os dias ao aeroporto para ele poder ver as aeronaves decolando e pousando. E hoje, com as acrobacias da Fumaça, ele ficou mais encantando ainda com a aviação”, contou.

Marília

Demonstração em Marília  Ten CocateMais de nove mil pessoas prestigiaram a demonstração da Esquadrilha da Fumaça sábado (28/05), no Aeroporto Estadual de Marília. Muito emocionado, o comerciante Marcelo Araújo, da cidade de Garça (SP), comentou que viajou cerca de 30 km para assistir, pela terceira vez, a uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça. "Estou aqui desde muito cedo para pegar o melhor lugar na plateia. Trouxe toda minha família, pois o show é um verdadeiro espetáculo, e eles também precisam conhecer essa maravilha. A manobra que mais admiro é a Desfolhado", comentou.

Com a demonstração de número 3.713 da Esquadrilha da Fumaça, realizada em Marília, o Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas conquistou sua marca de já ter participado de 200 apresentações pelo Brasil e pelo mundo. Antes de ser líder da Fumaça, o Tenente-Coronel Caldas foi piloto das posições de número 6 e 7 nos anos de 2008 a 2011.

Cascavel 

A demonstração em Cascavel ocorreu quinta-feira (26/05), no Autódromo Zilmar Beux. Assim que as aeronaves pousaram na cidade, a equipe da Esquadrilha da Fumaça visitou a Escola Municipal Adolivan Pian e o Hospital do Câncer Uopeccan. A interação da equipe com diversas instituições nas cidades onde executa suas missões é uma tradição.

"Foi a primeira vez que eu vi um piloto de perto", ressaltou a aluna Mariane Ramos, de 9 anos.

A visita ao hospital foi realizada ao mesmo tempo por outra parte da equipe de oficiais da Fumaça. "A visita foi muito emocionante, pois pudemos levar alegria às crianças do hospital do câncer. E também nos trouxe muita força, pois saímos de lá revigorados e muito melhores do que entramos, ao ver o exemplo que aquelas crianças guerreiras puderam nos passar", destacou o Capitão Thiago Romeiro Capuchinho.

Essa foi a primeira vez que a Esquadrilha se apresentou em Cascavel com as aeronaves A-29 Super Tucano. "Adorei a demonstração da Esquadrilha da Fumaça. A última vez que assisti foi em 2012. Ter a oportunidade de ver as acrobacias novamente foi muito emocionante", disse o fã Eliseu Silvério Madureiro.

imagens/original/29405/hospitalb.jpg