EDUCAÇÃO

Centro de Lançamento de Alcântara e Governo do Maranhão realizam projeto nas escolas

Publicada em: 31/05/2016 12:30
Imprimir
Fonte: CLA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

Circuito Espacial nas Escolas Estaduais   S1 RamosO Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) em parceria com o Governo do Estado do Maranhão e a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) realizam o Circuito Espacial das Escolas Estaduais. O objetivo é levar às escolas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual o conhecimento da unidade estratégica da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais no país para que, dessa forma, desperte o interesse dos estudantes pelo Programa Espacial Brasileiro.

A primeira escola escolhida para o início do projeto foi o Centro de Ensino Liceu Maranhense, em São Luís. Alunos do 1º ao 3º ano dos turnos matutino e vespertino esclareceram dúvidas a respeito do CLA e dos projetos desenvolvidos pelo Centro, além de conhecer os meios de ingresso na FAB e seguir a carreira militar.

“Foi uma oportunidade ímpar para todos nós, muitos só ouviram falar do CLA, mas não entendíamos sua atividade e a importância do Maranhão ter o maior Centro de Lançamento tão estrategicamente localizado em Alcântara. Sempre tive vontade de seguir carreira militar, só não sabia por onde começar, agora é continuar estudando para seguir um sonho”, relata a aluna Márcia do 2º ano.

Circuito Espacial nas Escolas Estaduais  S1 RamosO Projeto - Dividido em dois momentos, o projeto possibilitará a professores e alunos compreender o Programa Espacial Brasileiro, conhecer a realidade do Centro de Lançamento de Alcântara, bem como despertar nos alunos o interesse na área científico-tecnológica. No primeiro momento, o CLA visitará dez escolas estaduais propostas pela SEDUC até o final do ano. Posteriormente, os alunos selecionados com melhores notas realizarão visitas ao CLA e conhecerão de perto as atividades do centro e a rotina militar.