GRIPEN NG

Comandantes das Forças Aéreas da Suécia e do Brasil destacam vantagens da nova aeronave

Oficiais-generais ressaltaram o desenvolvimento tecnológico e as novas capacidades do avião
Publicada em: 18/05/2016 12:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, da Redação


    O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e o Comandante da Força Aérea da Suécia, Major-General Mats Helgesson, destacaram as vantagens da nova geração da aeronave de combate Gripen durante a apresentação da versão E/NG, chamado de smartfighter (caça inteligente). O novo avião foi apresentado nesta quarta-feira (18/05) em Linköping, na Suécia.

O comandante sueco enfatizou o incremento de novas capacidades por meio de sistemas de comunicação e eletrônicos. Para ele, a máquina permitirá aos pilotos tomarem melhores decisões e também terá mais recursos para atacar e defender-se. O Major-General Helgesson destacou que a aeronave está “preparada para o combate do futuro em diferentes cenários”.

  O comandante brasileiro enfatizou que a apresentação da aeronave Gripen é um divisor de águas para a indústria de defesa e que o projeto é estratégico para o País. “A qualificação de recursos altamente especializados, acompanhada pelo processo de transferência de conhecimentos proporcionará um novo impulso ao desenvolvido do nosso  complexo científico tecnológico, o que julgo ser um dos mais importantes legados desse projeto promissor”.

O oficial-general relembrou que a proposta apresentada pela Suécia no processo seletivo chamado de Projeto FX-2 foi a que melhor “consubstanciou” a intenção da Força Aérea Brasileira de absorver tecnologia, mas participar do desenvolvimento. O Tenente-Brigadeiro Rossato também afirmou que, ao lado da nova aeronave de transporte KC-390, a Força Aérea Brasileira aprimora suas capacidades operacionais e fortalece os alicerces necessários para a garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro.

Baixe aqui imagens da apresentação do Gripen NG.

Ouça a íntegra do discurso do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato: