RIO 2016

Exercício simulado capacita militares para os Jogos Olímpicos

Os militares simularão operações aéreas que poderão ser executadas durante as olimpíadas
Publicada em: 16/05/2016 11:28
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Raquel Alves

  O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP), sedia, a partir desta segunda-feira (16/05), a Olimpex, exercícios simulados de operações aéreas que poderão ser aplicados, caso haja necessidade, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A primeira etapa foi realizada em abril no Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), na Base Aérea de Natal (BANT). O Estágio de Planejamento e Condução de Operações Aeroespaciais (EPCOA) teve a duração de duas semanas e reuniu 55 militares que atuarão no time de segurança aeroespacial da Força Aérea Brasileira (FAB). Além da preparação teórica, o curso envolveu atividades de comando e controle que serão desenvolvidas pela FAB durante as olimpíadas.

Agora, nesta segunda etapa da Olimpex, os exercícios serão simulados a partir de cenários criados virtualmente em diversas situações em que os militares envolvidos poderão praticar e definir quais as estratégias serão tomadas para garantir a defesa do espaço aéreo durante os eventos.

“Esse treinamento que envolve Força Aérea, Marinha e Exército é muito importante para a defesa aérea do nosso País durante as olimpíadas. Estamos trabalhando muito para que todos possam ter segurança durante os jogos”, afirmou o Comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), Major-Brigadeiro do Ar Mário Luís da Silva Jordão, durante a abertura do exercício.