ACAMPAMENTO

Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar realizam exercício de campanha

O acampamento, conhecido no jargão militar como exercício de campanha, acontece em Barbacena (MG) até amanhã (13/05)
Publicada em: 12/05/2016 14:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Gabriélli Dala Vechia

  Cerca de 160 alunos do terceiro ano da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) estão realizando seu exercício de campanha em Barbacena (MG) desde segunda-feira (09/05). A atividade, que compõe o currículo dos estudantes na parte relativa à instrução militar, deve durar cinco dias.

Segundo explica o Comandante do Terceiro Esquadrão - turma Odin, Capitão Renato Siqueira, o exercício, que é avaliado, serve para que os estudantes aprendam técnicas de sobrevivência, como obtenção de água, fogo e alimentos, primeiros socorros e confecção de abrigos. Também ensina a lidar com os limites físicos e emocionais para que os futuros oficiais respondam melhor a situações de estresse. Durante a atividade, os estudantes carregam um armamento chamado "mosquetão", um fuzil inerte, sem munição.

"Nós estamos adaptando nosso exercício de campanha para que exista um alinhamento com a Academia da Força Aérea (AFA) e o aluno, ao se tornar cadete, chegue bem preparado aos desafios da nova escola. Eles estão aqui porque querem se tornar militares. É visível como a turma fica mais unida e vibrante depois do exercício", afirma o Capitão Siqueira.

Durante o curso na EPCAR, que equivale ao ensino médio, os alunos passam por três exercícios de campanha, um por ano, em que as técnicas ensinadas vão ficando mais complexas.

Par  a o estudante mineiro Philippe Villas Boas Duarte, o acampamento surpreendeu positivamente pela possibilidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos que foram ensinados. "Às vezes imaginamos que o exercício significa ficar uma semana molhado e cheio de barro, mas a verdade é que aprendemos muitas coisas novas, úteis e que nos desafiam, em situações próximas da realidade", afirma.

Estímulos estressores - A expressão significa uma das novidades do acampamento deste ano. O objetivo é fazer com que os alunos utilizem o conhecimento das oficinas para responder a situações simuladas. Para chegar ao alimento, que é a ração operacional, os estudantes precisam interpretar mapas e utilizar conceitos de orientação. Para dormir, eles devem limpar o terreno e montar os abrigos. Nessa etapa do exercício de campanha, os alunos também podem exercitar a liderança e a capacidade de organização, já que são apenas observados pelos instrutores.

Inscrições - Já estão abertas as inscrições para a EPCAR. Mais informações aqui.

 

imagens/original/29141/160511vsa0001(c)vinicius_santos-3.jpg
imagens/original/29141/160511vsa0001(c)vinicius_santos-4.jpg
imagens/original/29141/160511vsa0013(c)vinicius_santos.jpg
imagens/original/29141/160511vsa0021(c)vinicius_santos.jpg