SOCIAL

Crianças com autismo conhecem aviões da Força Aérea em Manaus

Familizar as crianças com este meio de transporte ajuda na preparação para viagens
Publicada em: 02/05/2016 09:28
Imprimir
Fonte: VII COMAR
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

Crianças com autismo conheceram a BAMN  Sargento CareilsonCerca de dez crianças diagnosticadas com autismo visitaram a Base Aérea de Manaus (BAMN) na última semana (27/04). Elas conheceram as aeronaves de transporte C-98 Caravan e C-97 Brasília, do Esquadrão Cobra (7° ETA), e o avião de caça F-5 do Esquadrão Pacau (1°/4° GAV) usado em missões de defesa aérea.

O objetivo da iniciativa é familiarizar as crianças com aviões, já que algumas delas não se sentem bem neste meio de transporte. As aeronaves são um dos principais meios de deslocamento na Região Amazônica.

De acordo com a vice-presidente da organização Mãos Unidas pelo Autismo (MUPA), Jaciara Pereira Sales, as pessoas que possuem autismo precisam de uma preparação antes de viajar. “Mostramos fotos dos aviões e tentamos mostrar quem vai estar lá. Algumas crianças são até sedadas”, explica. “Elas estão felizes com a visita. É uma forma de elas se acostumarem com aeronaves”, afirmou.

BAMN recebeu visita de cerca de 10 crianças   Sargento CareilsonA visita à Força Aérea foi uma sugestão do Amazônia Cabo, grupo responsável por diferentes veículos de comunicação na Amazônia. Durante o mês de abril, essa organização inseriu na sua programação o tema do autismo. Na pesquisa, os profissionais descobriram que algumas crianças com autismo têm medo de aeronaves. A partir disso, pensaram na visita. “O pai de uma criança contou que não conseguiu viajar uma vez, pois o filho não se sentiu à vontade. Ele também falou que em outras cidades existia um trabalho de preparação, mas em Manaus não”, disse a coordenadora de sustentabilidade da Amazônia Cabo, Silvia Pinho.