TECNOLOGIA

Programa facilita análise de imagens e metadados coletados pelo A-1 em sensoreamento

Novo software desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados foi implantado no Esquadrão Poker, no RS
Publicada em: 28/04/2016 14:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

Pesquisador Vitor treina o uso do software   Cap MendesO Instituto de Estudos Avançados (IEAV), localizado em São José dos Campos (SP), desenvolveu um software para importação de dados coletados e processados pelo sistema de sensoriamento remoto RecceLite, empregado pelo Esquadrão Poker (1°/10° GAV), da Base Aérea de Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul. Esses dados se referem a imagens e respectivos metadados (informações complementares das imagens) gerados em missões de reconhecimento realizadas pela unidade aerea a bordo da aeronave A-1.

O programa foi desenvolvido pelo pesquisador Vitor Conrado Gomes e pelo Capitão Vitor Lopes Mendes, ambos da Divisão de Geointeligência (EGI-S) do IEAV, durante sete meses. “Esse software possibilita que os dados de reconhecimento gerados pelo esquadrão possam ser difundidos aos usuários, em um formato de fácil leitura e sem perda de qualidade”, explica o Capitão Mendes.

Equipe do IEAv realiza a entrega formal do softwar  Cap MendesAntes da entrega foram realizados vários testes de funcionamento do software nas estações de trabalho fixas e móveis do Sistema RecceLite, todos bem sucedidos. Entre os dias 11 e 15 de abril, durante a visita técnica, a equipe do IEAV realizou treinamento de uso do software aos operadores e fez a entrega formal do novo recurso tecnológico.

O novo programa atende necessidade operacional reportada pela Terceira Força Aérea (III FAE), unidade responsável pela coordenação das unidades aéres da aviação de caça e reconhecimento da Força Aérea Brasileira (FAB).